A Regional de Saúde de Belo Horizonte realizou, na última sexta-feira (04-10), encontro de operacionalização da campanha de vacinação contra o sarampo com técnicos dos 39 municípios de sua abrangência. Com a população superior a 6 milhões de habitantes, a região de saúde é estratégica para a prevenção à doença.

Para o coordenador de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Gilmar Coelho, é importante sensibilizar os profissionais dos municípios. “As ações devem ser oportunas e as reações rápidas. A vacinação deve seguir as metas internacionais. Nesse sentido, o evento é necessário para alinhar condutas enquanto território de saúde para, de fato, ter a ação contra o sarampo, a poliomielite e outras doenças transmissíveis com a mesma qualidade de vigilância”, comentou.

Enfermeira no município de Sabará, Maria Dornelas, destaca a organização no fluxo de atendimento. “Com o fluxograma do Estado, o atendimento e os procedimentos foram mais vem organizados. Como os casos de sarampo não fazem parte do cotidiano pelo fato de ter estado erradicado, essa orientação é fundamental”.

Créditos: Leandro Heringer

Referência técnica em doenças exantemáticas da Regional de Belo Horizonte, Viviane Alves, ressalta a importância do trabalho integrado na saúde pública. “Deve haver uma parceria da imunização, epidemiologia e atenção primária. Se o setor trabalhar sozinho, não conseguiremos parar o ciclo de contaminação”. Além da integração de trabalho dos setores, Alves salienta a relevância de a população vacinar. “Os cidadãos devem procurar os postos de saúde. Nossa cobertura vacinal deve estar elevada para quebrar o ciclo. Sugere-se que a pessoa que for viajar para local que está com surto ativo, como em São Paulo, deve conferir o cartão de vacinação e, se for o caso, vacinar com 10 dias de antecedência”.

Vacinação

A fim de interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no país, a vacinação será realizada em dois momentos. “O foco nessas faixas etárias é devido ao fato de serem os grupos com maior incidência e de desenvolver complicação. Em levantamento realizado por faixa etária, foi verificada a maior coeficiente de incidência, ou seja, o risco de adoecer”, explica a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH), Talita Chamone.

Créditos: Leandro Heringer

O primeiro ocorre entre os dias 7 e 25 de outubro, ocorrerá a vacinação de todas as crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). O dia D de mobilização nacional será 19 de outubro. A segunda etapa contemplará a vacinação de adultos jovens, entre 20 e 29 anos, entre 18 e 30 de novembro, sendo o dia D em 30-11.

Boletim Epidemiológico

Segundo o informe epidemiológico da 39ª semana, foram confirmados quatro óbitos por sarampo no Brasil, três no estado de São Paulo e um no estado de Pernambuco. Três óbitos ocorreram em menores de 1 ano de idade e um em um indivíduo de 42 anos. Apenas um dos casos era do sexo feminino e nenhum era vacinado contra o sarampo.

Desde o início do ano foram confirmados 34 casos de sarampo. Quatro destes ocorreram no primeiro trimestre e a cadeia de transmissão foi contida. A partir de junho de 2019 (SE 23 a 39) o número de casos suspeitos aumentou, totalizando 1.348 notificações provenientes de 206 municípios no estado. Destes, 694 (51,5%) foram descartados, 624 (46,3%) estão em investigação e 30 (2,2%) casos foram confirmados, sendo detectados novos casos e cadeias de transmissão da doença.

Quem deve se vacinar contra o sarampo?

• Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
  • Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
  • Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Adulto deve se vacinar contra o sarampo?

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:

• Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
  • Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

• De 1 a 29 anos - São necessárias duas doses;
  • De 30 a 49 anos - Apenas uma dose.

Por Leandro Heringer