No período de 30 de setembro a 04 de outubro, a Regional de Saúde de Juiz de Fora, por meio do Núcleo de Redes Assistenciais de Saúde (NRAS), promoveu uma capacitação sobre o Sistema de Informação de Câncer (Siscan) para os coordenadores do Sistema dos 37 municípios de abrangência da Regional. O treinamento foi conduzido pela referência Regional do Siscan, Luis Enrique Therpin Ribeiro, que instruiu os presentes sobre a utilização do Siscan Web no cadastramento de novos funcionários dos municípios e também apresentou o novo sistema: Painel da Oncologia.

02.10.19 - SISCAN

O SISCAN foi instituído pela Portaria 3.394/2013 e tem por finalidade permitir o monitoramento das ações relacionadas à detecção precoce e à confirmação diagnóstica, permitindo um acompanhamento mais eficaz sobre as condições de saúde das mulheres diagnósticas com câncer de colo de útero e de mama, além dos demais tipos de cânceres.

Segundo Luis Enrique, Minas Gerais é o estado que mais tem proporcionado a inclusão do sistema no país. “Nosso principal objetivo é qualificar os municípios, realizando essas capacitações para apresentar as atualizações relacionadas ao sistema e sanar dúvidas referentes à utilização e cadastramento no Painel da Oncologia, que será implantado nos próximos meses”, destacou.

Por Adriana Mendes