A Regional de Saúde de Juiz de Fora, por meio do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), realizou nessa sexta-feira (20/9) a capacitação do Programa de Controle ao Tabagismo para os profissionais da Atenção Primária à Saúde dos municípios de Bocaina de Minas e Olaria.

Crédito: Adriana Mendes

A capacitação, que contou com a coordenação das referências técnicas do NAPRIS Rogério Bellei e Letícia Carvalho, teve como objetivo orientar os participantes em relação à implantação/reimplantação dos Grupos de Tratamento do Tabagismo nas Unidades Básicas de Saúde, bem como a outras ações de prevenção e combate que podem ser realizadas pelas Equipes de Saúde.

Segundo Letícia Carvalho, as capacitações acontecem constantemente e já foram realizadas, também, em outros municípios da região. “Vários profissionais da atenção primária dos municípios da jurisdição da Regional de Juiz de Fora já foram capacitados nos últimos anos pelo Núcleo, que, em 2019, continua empenhado em fomentar a realização dos grupos de tratamento do tabagismo nas Unidades Básicas de Saúde da região, por meio da referência técnica do programa Dr. Rogério Bellei”, disse.

Controle do Tabagismo

O Programa de Controle do Tabagismo de Minas Gerais tem como objetivo desenvolver ações de promoção da cessação do tabagismo, motivar fumantes a deixarem de fumar e aumentar o acesso dos mesmos aos métodos eficazes para tratamento da dependência da nicotina, bem como reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade por doenças tabaco relacionadas.

Por Adriana Mendes