Nesta terça-feira, 17/09, a Regional de Saúde de Juiz de Fora recebeu, em seu auditório, fiscais sanitários municipais de sua jurisdição e também técnicos do Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA, Serviço de Inspeção Municipal -SIM/Juiz de Fora, EMATER e EPAMIG para a capacitação das ações da vigilância de alimentos e atualização das resoluções estaduais e normas federais.

O seminário foi conduzido pela diretora da Vigilância de Alimentos da SES, Ângela Ferreira Vieira e suas técnicas Tatiana Reis de Souza Lima, Gesiane Peroni Brandão de Almeida e Daniela Fernandes César.

A abertura foi feita pela Referência Técnica de Alimentos da Regional de Juiz de Fora, Maria Alice de Almeida, que em seguida passou para a Diretora da DVA Ângela Vieira que abordou o tema sobre a Medida Provisória nº 881/2019 e Resolução CGSIM nº 51/2019 que tratam da Liberdade Econômica e atualizou as informações sobre o Selo Arte referente a legislação dos produtos artesanais de origem animal.

Créditos: Adriana Mendes

Já as técnicas da Diretoria de Vigilância de Alimentos, Tatiana Reis de Souza Lima e Gesiane Peroni Brandão de Almeida explicaram a Resolução SES-MG nº 6.693/2019 do Novo Regulamento Técnico sobre açougues e a Análise da Planilha de Notificações de Riscos e Situações de Riscos (FORMSUS) para fins de licenciamento sanitário.

Para Maria Alice: “o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Estabelecimentos que realizam Comércio Varejista de Carnes (açougues) é uma norma esperada há muito pelos serviços de Vigilância Sanitária, pois havia uma lacuna normativa para esse tipo de estabelecimento. A equipe da Diretoria de Vigilância de Alimentos da SES-MG, que gentilmente aceitou nosso convite para a realização desse evento, competentemente fez uma abordagem e discussão sobre vários temas que impactam diretamente no nosso processo de trabalho. Os fiscais sanitários municipais tiveram ainda a oportunidade de conhecer “os bastidores” do FORMSUS, a importância da construção de indicadores de risco sanitário, o que fortalece o entendimento de uma ferramenta utilizada por eles na rotina do trabalho. O evento foi um sucesso com a participação maciça de profissionais da área que ultrapassou nossas expectativas” concluiu.

Por Adriana Mendes