A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG) realizam o I Seminário Estadual de Causas Externas, nos dias 18 e 19 de setembro. O evento ocorre no auditório do DEER-MG, em Belo Horizonte. Como causas externas de morbidade e mortalidade, estão os acidentes e as violências. Portanto, nesse encontro, serão abordados temas como os acidentes de trânsito e as lesões autoprovocadas. O evento é gratuito e os interessados podem se inscrever pelo site www.saude.mg.gov.br/seminario .

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o oitavo país em número absoluto de suicídios, registrando, em média, 11 mil casos por ano. Esses dados representam 31 mortes por dia, sendo o número de homens quase quatro vezes maior que o de mulheres e a segunda causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos.

Ainda conforme a OMS, as violências e os acidentes, sejam eles de natureza acidental ou não, são responsáveis por cerca de 9% da mortalidade global, e a maior proporção dos acidentados de transporte terrestre é do sexo masculino, adulto jovem e residente em área urbana. Em estudo realizado em serviços de emergência de capitais do Brasil, 25% dos atendimentos por causas externas foram devidos a acidentes de transporte. Cerca de 15% das internações por causas externas em hospitais públicos do Brasil, no período de 2002 a 2011, apresentaram como diagnóstico lesões causadas por Acidentes de Transporte Terrestre.

13.09 seminario

O Seminário foi planejado neste período para abranger o Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio, e a Semana Nacional de Trânsito, comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Diante disso, os temas a serem abordados foram divididos da seguinte forma: no dia 18/09, serão tratados o suicídio e as tentativas de suicídio: conceito, cenário epidemiológico e abordagem. Já no dia 19/09, o tema será educação para o trânsito: desafios e inovações. Clique aqui e confira a programação completa.

O evento conta, ainda, com o apoio do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte.

Serviço:

I Seminário Estadual de Causas Externas

Dia 18/09/2019, quarta-feira – Suicídio e tentativas de suicídio: conceito, cenário epidemiológico e abordagem

Dia 19/09/2019, quinta-feira – Educação para o trânsito: desafios e inovações

Local: Auditório do Departamento de Edificações e Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG) - Avenida dos Andradas, 1120 - Centro - BH / MG – 10º Andar

Horário: 09h às 17h

Público: referências técnicas de Vigilância de Doenças e agravos Não Transmissíveis, Saúde Mental e Promoção à Saúde das Unidades Regionais de Saúde; referências técnicas do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagens, Secretaria Estadual de Educação, Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais, Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.

Por Ana Paula Brum