No último sábado, 17/08, das 9 às 16 horas, realizou-se no município de Itabira, com a organização e o apoio da Vale, da Defesa Civil de Itabira, da Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) e da Secretaria Municipal de Saúde o exercício simulado de autossalvamento em caso de rompimento de barragens de mineração na cidade.

A Gerência Regional de Saúde de Itabira participa do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração e do Plano de Contingência e Evacuação de Itabira elaborados por uma equipe multidisciplinar que envolve as defesas civis, o serviços de saúde, a prefeitura de Itabira, a Vale, as polícias militar e civil, o Corpo de Bombeiros Militar, os serviços de saúde e o Ministério Público.

Durante o simulado, integrantes da regional compareceram em algumas zonas de autossalvamento (ZAS) e pontos de encontro. A diretora regional de saúde de Itabira, Maria Aparecida de Oliveira, esclareceu que é muito importante que haja entrosamento e parceria entre os organizadores e a população. Segundo ela, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais está à disposição do município para colaborar com o que for necessário.

“Estamos participando da construção do Plano de Contingência e Emergência, para que a população esteja protegida e tenha estrutura e a segurança necessária caso o acidente ocorra. Por isso essa simulação deve contar com o apoio de todos e ter a atenção especial dos serviços de saúde para que as pessoas não sofram e não entrem em pânico. É preciso ter a melhor conduta e segurança caso a situação venha a ocorrer de fato” esclareceu.

Simulado

A organização e os preparativos para a ação contaram com 18 palestras educativas em pontos estratégicos da cidade. Com o objetivo de sensibilizar a população quanto à importância da ação de autossalvamento, corrigir possíveis embaraços e esclarecer dúvidas quanto às medidas de proteção e emergência em caso de rompimento das barragens.

Créditos: Darliéte Martins

Cerca de quatro mil profissionais, com apoio de helicópteros, dezenas de ambulâncias, carros oficiais e de segurança pública, profissionais de saúde do município e do estado, além de centenas de aparelhos de comunicação interligados foram utilizados na simulação de evacuação.

Mais de 60 trechos e ruas foram interditados temporariamente para a montagem de tendas, cadeiras, banheiros químicos e instalação das equipes de saúde em dezenas de pontos estratégicos da cidade.

As rodovias que ligam o município de Itabira aos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo além de outras cidades vizinhas foram interditadas por cerca de uma hora, das 15 às 16 horas, para a realização do simulado.

Essa simulação é uma ação preventiva que envolveu aproximadamente 19 mil pessoas, de mais de oito mil imóveis localizados em 27 bairros do município. São estas localidades que poderão ser atingidas em caso do rompimento das barragens de contenção de minério e por isso estão localizadas nas zonas de autossalvamento (ZAS) das barragens de Itabiruçu, Conceição, Rio de Peixe, Sistema Pontal, Cambucal I, Cambucal II e zonas de segurança secundária urbana de Itabiruçu e Conceição.

O tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador da Defesa Civil do Estado (Cedec), esclareceu que “o simulado não é da Vale, não é da Defesa Civil, nem dos órgãos de governo envolvidos. O simulado é da população, que é a protagonista de toda essa operação. Esperamos que a maioria das pessoas possa participar. O simulado não é feito para 100% de acerto. Como a própria palavra diz, o simulado de evacuação é para que possamos, na prática, ver o que planejamos e corrigir os erros que por ventura ocorrerem”, concluiu.

O assessor da Secretaria Municipal de Saúde, Alcides Escolástico Gonçalves, informou que o município de Itabira tem envidado todos os esforços para, junto com outros órgãos do município e do Estado, planejar as ações que possam impactar na solução do possível acontecimento.

“É um grande desafio para a nossa cidade, razão que nos faz participar inteiramente do processo decisório e do acompanhamento dos trabalhos sistematicamente”, esclareceu.

Por Darliéte Martins

Enviar para impressão