Nessa segunda-feira (15/07), aconteceu o 115° Fórum de Saúde Mental e 13° Colegiado da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da área de abrangência da Regional de Saúde de Manhumirim.

Além do acolhimento habitual, a referência técnica em saúde mental e coordenador do colegiado regional, Marcos Alexandre de Faria Moreira, relatou o histórico da Saúde Mental na região e fez homenagem ao então gerente do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS do tipo I de Lajinha, Marco Antônio de Oliveira, falecido em 12 de julho desse ano, nomeando com seu nome a reunião do dia.

O tema tratado no formato de roda de conversa foi o acolhimento como processo de trabalho. "Uma roda de conversa com troca de idéias e relato de experiências, bem como alinhamento de metodologia e estratégias de acolhimento para alcançar o êxito no cuidado", destacou o coordenador Marcos Alexandre.

Créditos: Antonio Rodrigues Nogueira

"Acolhimento não é apenas um momento inicial, mas perpassa durante todo o tratamento, e deve ser todos os dias o dia inteiro, porque em Saúde Mental é um ciclo diferenciado", afirmou a Assistente Social do CAPS do tipo I de Carangola, Giulia Stella Lemos, que conduziu a Roda de Conversa relacionada ao tema proposto.

"Esse é o momento de reunir profissionais, usuários do serviço, familiares e militantes da saúde mental para dialogar, trocar experiências, aprender e aprimorar os serviços ofertados na defesa de uma rede de saúde mental pública e de qualidade", destacou a assistente social do CAPS de Manhumirim Marina Reis.

Por Antônio Rodrigues Nogueira