A Regional de Saúde de Alfenas realizou, no último dia 28/06, capacitação em manejo clínico de tuberculose para médicos e enfermeiros da Atenção Primária dos municípios de sua área de abrangência. O encontro, promovido pelo Núcleo de Epidemiologia, foi realizado no auditório Leão de Faria, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

IMG-20190628-WA0051

A referência técnica em tuberculose da Regional de Alfenas, Rafaela Bruzadelli Paulino da Costa, enfatizou a necessidade de atualização das equipes que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde. “Muitas vezes o diagnóstico é feito na atenção terciária, sendo que deveria ser avaliado e diagnosticado na Atenção Básica”, disse.

O médico pneumologista Evandro Monteiro de Sá Magalhães foi o palestrante do evento, ressaltando a importância da prevenção e também discutindo com os técnicos presentes a necessidade de os mesmos estarem atentos aos principais sintomas. “O diagnóstico deve ser direcionado de acordo com os sintomas, que podem ser tosse com duração de três ou mais semanas, febre ao final da tarde, suor noturno e emagrecimento”, reforçou o médico.

A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outras partes do corpo. Ela é transmitida de pessoa para pessoa pelo ar, por meio de tosse ou espirro. A principal maneira de prevenir a tuberculose em crianças é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina BCG protege a criança das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea. A vacina está disponível nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde e nas maternidades.

Na ocasião, os técnicos presentes esclareceram dúvidas, bem como compartilharam situações diversas ocorridas em seus municípios. Eles ainda ressaltaram que iniciativas locais são importantes, pois fortalecem a adesão ao tratamento da tuberculose, propiciando um melhor desfecho.

A referência técnica Rafaela Bruzadelli finalizou o encontro dizendo ter alcançado seu o objetivo. “Ações como essas permitem não só a sensibilização dos profissionais diante dos casos da doença, mas também sinaliza a necessidade do fortalecimento da Atenção Primária na rede de serviços do SUS”, ressaltou.

Por Marivalda Cezário