Em reunião realizada nesta quarta-feira (24/04), na Regional de Uberaba, referências técnicas de Saúde do Trabalhador da região e também da Regional de Uberlândia instituiram o Comitê Regional do Óbito Relacionado ao Trabalho. De acordo com Edinel Ávila, referência regional em Saúde do Trabalhador e idealizadora do comitê, o objetivo é dar suporte técnico às referências municipais nas investigações e alimentação dos sistemas, além de contribuir para a prevenção dos acidentes de trabalho.

Segundo Ávila, a iniciativa se deu graças ao trabalho de monitoramento dos Acidentes de Trabalho Fatais realizado desde 2014. “Nesse período, ficou evidente a necessidade de definir alguns fluxos e qualificar melhor as informações. Além disso, é uma iniciativa pioneira, já que não há informações de outros comitês da mesma natureza no estado”, frisou. A coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) do município de Araxá, Flávia Almeida, acredita que o comitê irá fortalecer as ações como um todo. “Qualificando as informações, teremos um banco de dados melhor estruturado, que poderá direcionar de forma mais específica e acertiva as ações de prevenção e promoção à saúde do trabalhador”, reforçou a coordenadora.

Créditos: Sara Fernandes

Também foi proposta na reunião a elaboração de um protocolo de vigilância e monitoramento do acidente de trabalho fatal, no qual ficarão definidos os procedimentos adequados para o registro dos mesmos no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e também no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

Acidente de Trabalho Fatal

De acordo com o Protocolo de Acidente de Trabalho Grave e Fatal do Ministério da Saúde, de 2006, acidente de trabalho fatal é aquele que leva a óbito imediatamente após sua ocorrência ou que venha a ocorrer posteriormente, a qualquer momento, em ambiente hospitalar ou não, desde que a causa básica, intermediária ou imediata da morte seja decorrente do acidente. Na Regional de Uberaba, foram registrados 194 óbitos devido ao trabalho, entre 2014 e 2018.

Por Sara Fernandes