A Regional de Saúde de Varginha realizou nesta quarta-feira (17/04), no auditório do Centro Administrativo Sul de Minas, seminário acerca do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento, que teve como público profissionais de Atenção Primária e Educação, objetivou o alinhamento do PSE nos municípios jurisdicionados por esta Regional.

Crédito: Mariana Ribeiro

Anderson José Souza, coordenador de Saúde Mental no município de Varginha, iniciou a ocasião apresentando o contexto histórico e atual do uso de drogas, os motivos pelos quais os indivíduos as consomem e a relação ao uso de drogas. “O maior problema de se utilizar drogas é quando ela passa a fazer parte da vida da pessoa, de forma que se organiza em função do seu uso”, explica Anderson José Souza.       
 
O coordenador ainda apontou os desafios e formas de prevenção ao uso, destacando que para a redução de usuários de drogas é preciso estratégias como identificação precoce, criação de um espaço de discussão permanente no contexto escolar ou Unidade Básica de Saúde (UBS) e também, conhecimento do contexto social do jovem. Os fatores de risco e Proteção no domínio escolar também foram abordados.          
 
Em seguida, a referência técnica da Promoção à Saúde da Regional de Saúde de Varginha, Adriana de Faria Luz Nogueira, tratou sobre o Programa Saúde na Escola (PSE) criado em 2007, pelo Governo Federal, com o envolvimento intersetorial do Ministério da Saúde e Ministério da Educação, com a finalidade de qualificar a vida dos escolares da rede pública.    
 
Adriana apresentou a gestão do programa, detalhou as doze ações constituídas do programa e deu exemplo de ações a serem realizadas pelas referências de saúde e educação conforme o planejamento e organização do município, ressaltando a importância do correto preenchimento destas ações no e-SUS AB – Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). “É importante que essas ações sejam transversais, que envolva não somente profissionais da saúde, mas, também, da educação e assim, ambos possam executar ações pertinentes à sua localidade”, afirmou a referência. 
 
Tatiane Pessoa Vilela, referência da Rede de Cuidados à Pessoa com deficiência,  explanou sobre a composição da rede de serviços (secundária e terciária), o fluxo de encaminhamento que deve ser realizados pela Atenção Primária para a Junta Reguladora de referência e apresentou também os pontos de referência que compõem as quatro regiões de saúde desta Regional.            
 
Em outro momento, Adriana Faria, abordou a triagem visual e auditiva, seguidas dos sinais e sintomas, os formulários utilizados e as formas de aplicação do Teste de Snellen (TAV) e o questionário de Triagem Auditiva (ITAI). 
 
Renata Júlio Siqueira, referência técnica de Imunizações da Regional, tratou sobre a vacina por HPV para crianças, o índice de impacto desta vacinação entre mulheres e homens no cenário mundial e apontou os dados de cobertura vacinal por HPV e Meningite na Regional de Varginha. 
 
Adriana Faria ainda abordou sobre a Campanha do Maio Amarelo devido à proximidade da data e por ser uma das temáticas do PSE, no que diz respeito à violência no trânsito.
 
O evento também contou parceiros intersetoriais, representados por Kenedy Santos Pereira, representante do SEST-SENAT, que apresentou as condutas de trânsito como forma de incentivo à educação transitorial e ainda, Isabela Calderaro Fonseca, investigadora da Policia Civil da 2ª Delegacia Regional de Varginha, que explicou o atual projeto social “Polícia Civil nas escolas”, que tem por objetivo ir além das ações típicas da Polícia Civil, como também, aproximá-la da comunidade buscando fortalecer o vínculo de confiança e a participação social na segurança pública. Após os temas tratados, Adriana de Faria agradeceu a presença dos profissionais presentes. 

Por Mariana Ribeiro