A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST), realizou na última quinta-feira (28/02), uma capacitação sobre "Abordagem Intensiva ao Fumante", no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins, em Ipatinga. A capacitação contou com participação de médicos e enfermeiros da Microrregião de Saúde de Ipatinga que ainda não haviam sido capacitados.

A referência técnica do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Aline Santos, destacou o objetivo do encontro foi treinar os profissionais da Atenção Básica dos municípios abrangidos pela circunscrição da Regional para o desenvolvimento das ações de controle do tabagismo e tratamento ao fumante. “Espero que após esta capacitação todas as unidades de saúde dos municípios estejam aptas a oferecer o tratamento para que as pessoas possam parar de fumar, dentro do que o SUS preconiza”, reforçou Aline.

Créditos: Flávio Samuel

Durante a capacitação, além da apresentação das diretrizes do programa, foram debatidos temas como a terapia cognitivo-comportamental, o apoio medicamentoso para tratar a dependência de nicotina, Lei Nacional Antifumo e a abordagem aos usuários fumantes que fazem tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo informações da referência técnica Aline Santos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que o tabagismo é fator de risco para aproximadamente 50 doenças diferentes. “Por isso que os profissionais da Atenção Primária devem estar sempre capacitados. São muitas as doenças provocadas pelo tabagismo. O nosso grande desafio atualmente para a efetiva implantação das ações de controle do tabagismo no SUS é a grande rotatividade destes profissionais nos serviços de saúde, o que impede a continuidade do atendimento integral ao usuário”, afirmou.

Para a enfermeira Cristiane de Paula Lúcio, da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Timóteo, a capacitação possibilita uma reavaliação e melhor organização do serviço no município e atendimento aos tabagistas. “É minha primeira capacitação sobre o PNCT e tabagismo. Essa é uma oportunidade de sanar muitas dúvidas e também ter acesso a informações fundamentais que servirão para reestruturar a forma do nosso trabalho junto aos pacientes”.

Mais informações sobre controle do tabagismo podem ser acessadas no site: www.saude.mg.gov.br/tabagismo

Por Flávio Samuel