A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entregou nesta sexta-feira, (21/11) um helicóptero do SAMU para prestação de suporte aéreo médico para as regiões do Triângulo Mineiro e Noroeste. O investimento, no valor de mais R$ 14 milhões, vai beneficiar cerca de 4 milhões de habitantes, situados nos 106 municípios contemplados pelo serviço, que pode ser estendido a todo o estado, de acordo com a necessidade.

Com a inauguração da base de Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) de Uberaba, o Estado de Minas passará a contar com 05 helicópteros e um avião, distribuídos em 4 bases aéreas. O serviço é uma parceria com o Corpo de Bombeiros e será gerenciado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde de Urgência e Emergência da Macrorregião Triângulo Sul (CISTRISUL).

Crédito: Sara Fernandes.

De acordo com o Secretário Adjunto de Estado de Saúde de Minas Gerais, Daniel Medrado, “a implantação da base aérea significa um atendimento mais eficiente à população no aspecto pré-hospitalar, das urgências e emergências, assim como na busca e salvamento (atendimento primário), além do transporte inter-hospitalar (atendimento secundário), transporte de órgãos e tecidos para transplantes e apoio à Força Estadual de Saúde do Estado de Minas Gerais”, disse.

Veja também:
- Cobertura do SAMU Regional em Minas quase dobrou nos últimos 4 anos

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Cláudio Roberto de Souza, fez questão de lembrar que, “mesmo com cenário de forte crise financeira no estado, o Governador Fernando Pimentel se esforçou para concretizar este projeto, devido à sua importância”. O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, também elogiou a atuação do Governo de Minas na entrega da aeronave para a região. Já o presidente do CISTRISUL, o prefeito do município de Conceição das Alagoas, Celson Pires, frisou que “a próxima etapa é a instalação efetiva do SAMU na região, algo que não depende efetivamente dos municípios, mas também do estado. Por isso, vamos aguardar o posicionamento da nova gestão do Governo de Minas sobre isso”.

Suporte Aéreo Avançado de Vida

No ano de 2012, foi criado o Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), por meio do Termo de Cooperação Técnica nº 1964. Este Termo foi celebrado entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Um dos seus objetivos foi a aquisição de aeronaves de asas fixas e rotativas para a prestação de suporte aeromédico, através de atendimento pré-hospitalar, transporte Inter hospitalar, transporte de órgãos e apoio à Força Estadual de Saúde em caso de catástrofes no território mineiro.

Inicialmente foram previstas seis bases aéreas no estado, com a aquisição de seis helicópteros e dois aviões. Passados seis anos da criação do SAAV, boa parte do que foi planejado foi alcançado. Atualmente o SAAV dispõe de 04 helicópteros e um avião, e conta com a base de Belo Horizonte, Varginha e Montes Claros.

Ao longo desses anos foram investidos uma grande soma de recursos não apenas para aquisição de aeronaves, mas também para aquisição de equipamentos como caminhões tanque, viaturas leves, tanques sobre rodas, equipamentos operacionais, equipamentos médicos, todos necessários para a operação das aeronaves. Foram investidos também recursos para a formação e o treinamento constante dos pilotos, tripulantes operacionais, mecânicos, equipes médicas e pessoal de apoio.

Hoje, o SAAV, dá mais um passo para se tornar o maior operador SUS aero médico do Brasil, estruturado sob a ótica de rede Inter federativa de saúde. Com a inauguração da 4ª Companhia Especial de Operações Aéreas de Uberaba, a Secretaria de Estado da Saúde, o Corpo de Bombeiros de Militar de Minas Gerais e o SAMU, reafirmam o compromisso com o bem estar da sociedade mineira, disponibilizando um serviço especializado e de qualidade à população.

Por Sara Fernandes