No último dia do Seminário Estadual da Força de Trabalho de Enfermagem no SUS, profissionais da área dos municípios de Belo Horizonte, Paracatu, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Teófilo Otoni, Montes Claros, Pouso Alegre, Diamantina, Manhuaçu, Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas, Divinópolis e Governador Valadares se reuniram para uma atividade de reflexão sobre a agenda política para a enfermagem mineira. O evento ocorreu na faculdade de letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Maior categoria da saúde estadual, os profissionais de enfermagem do Sistema Único de Saúde (SUS) participaram do evento com o objetivo de estimular a participação da enfermagem no debate propositivo para o fortalecimento do SUS, executar o controle social com a participação efetiva da enfermagem em defesa do SUS, ampliar e consolidar os espaços de representação política para a enfermagem e estimular o debate sobre a força de trabalho da enfermagem para consolidação de boas práticas na saúde.

Veja também:
- Profissionais de enfermagem participam de seminário estadual

Divididos por eixos de trabalho os profissionais discutiram sobre os seguintes assuntos: Práticas que valorizem o trabalho em enfermagem como força motriz de transformação da sociedade; ações e práticas educativas que afirmam a construção de um projeto coletivo da enfermagem para o exercício da democracia em uma sociedade equânime; conhecimentos e habilidades que compõem a identidade profissional e que contribuem para o empoderamento da enfermagem na oferta de boas práticas no SUS; ambiente de trabalho da enfermagem e suas reverberações na atenção aos usuários e usuárias do SUS e a enfermagem em busca da sua participação e do fortalecimento da consolidação do controle social.

A presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), Lívia Montenegro, definiu os acontecimentos deste dia de evento. "Muito mais do que a discussão e do alinhamento de ideias este seminário foi uma mobilização da enfermagem em busca de lideranças para a defesa de um projeto para a enfermagem e para o SUS”, disse.

O vice presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), Ederson Alves da Silva, também destacou a importância do evento. “Discutir o papel da enfermagem no Estado é muito importante pois são eles os profissionais com maior categoria de força de trabalho no SUS. Conhecer quais são as reivindicações e propostas destes profissionais para o fortalecimento do SUS e valorização destes profissionais é muito importante”, afirmou.

O consolidado com as propostas da agenda política para a enfermagem mineira será apresentado na próxima conferência estadual de saúde além de ser encaminhada para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e para as entidades que apoiaram o evento.

 

Por Alessandra Maximiano