Nesta segunda (18/11), técnicos da Vigilância em Saúde, Assistência e Mobilização Social dos 54 municípios participaram no Auditório da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis da Reunião técnica para o planejamento das ações de controle das arboviroses (dengue, zika e chikungunya). Na ocasião, foram abordados, o resultado do Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), classificação de risco, cobertura de metas do Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde (Promavs) e situação epidemiológica da Região Ampliada Oeste.

Crédito: Willian Pacheco

Para isso, os municípios utilizarão o Plano de Contingência que tem o objetivo de organizar os serviços de saúde prestados à população de maneira intersetorial para enfrentar uma tríplice epidemia e, assim, evitar a ocorrência de óbitos por doenças relacionadas ao Aedes Aegypti.

O supervisor de área da Regional de Saúde de Divinópolis, Magno Luiz Santos, explicou que o plano contempla aspectos relacionados à vigilância em saúde, controle vetorial, assistência ao paciente, gestão, mobilização social e comunicação. Este instrumento contribui para fortalecer a articulação entre as áreas e os serviços envolvidos no enfrentamento da doença e promover assistência adequada, além de apontar as estratégias e os insumos necessários para cada fase do plano.

“ O LIRAa foi a base para vocês fazerem o Plano de Contingência, pois ele determina a situação de risco do município. É possível mensurar o risco que município oferece para a região e fazermos ações diferenciadas para cada localidade do município. Não queremos que o cidadão morra por arboviroses. Podemos mudar este cenário e evitar que haja um colapso na assistência e na gestão”, comentou Santos.

A referência de Mobilização Social do município de Formiga, André Paixão, considerou a reunião de grande importância para o planejamento e execução do Plano de Contingência. “A reunião foi esclarecedora, pois pegamos o plano e e temos a ideia de que é simples e fácil. Percebi que há dificuldade de planejar e inserir os dados corretos. Fomos alertados sobre os segmentos envolvidos para a importância do planejamento do Plano de Contingência”, ressaltou.

Por Willian Pacheco