A Regional de Saúde de Uberaba promoveu, na última semana (05 a 09/11), curso de atualização em sala de vacinação e oficina de monitoramento e vigilância das coberturas vacinais, para trabalhadores da microrregião de Iturama. O curso aconteceu em espaço cedido pela Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA), no município polo, e contou com participação de coordenadores de imunização e vacinadores de todos os municípios da região.

Crédito: Sara Braga

Vacinação segura, preparo, conservação e administração dos imunobiológicos conforme calendários oficiais foram temas abordados, além de qualidade de dados de vacinação, análise de coberturas e classificação de risco de transmissão de doenças imunopreveníveis vacinais. “O principal objetivo é identificar aspectos importantes no monitoramento de dados, na perspectiva de qualificar o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), além de promover o desempenho de ações e intervenções oportunas”, afirma a organizadora da capacitação, Marina Giani Scalon, referência técnica em imunização da Regional de Uberaba.

Aline Bastos, coordenadora municipal de imunização de Iturama, acredita que “quando se trabalha a serviço da saúde pública, assume-se a responsabilidade de manter atualizados conhecimentos e práticas, para oferecer um serviço de qualidade aos usuários. A capacitação da Regional de Saúde de Uberaba proporcionou isso por meio de profissionais competentes que trouxeram um curso de excelência. As aulas expositivas com didática participativa, dinâmicas e práticas laboratoriais, viabilizaram que pudéssemos reafirmar a importância das rotinas de enfermagem dentro e fora da sala de vacina”.

Aline diz ainda, que “o ato de imunizar não acontece somente quando aplicamos a vacina, ele é todo o processo da equipe inserida na realidade da comunidade, onde se compartilha vivências de diferentes realidades e municípios, agregando soluções para os desafios encontrados. Com a somatória dos conhecimentos compartilhados, levamos mais segurança no serviço prestado, além de mais comprometimento e conhecimento para traçar novas estratégias, a fim de imunizar toda a população”, conclui.

Os profissionais, Cleuber Franco Borges e Maria Amélia da Silveira, da Regional de Uberaba, ofereceram apoio técnico em sistemas de informação e vacinação antirrábica, durante toda a capacitação, que também foi realizada na microrregião de Frutal, no mês de junho, e no próximo ano, deverá acontecer nas demais micros, de Araxá e Uberaba.

Por Sara Braga

Enviar para impressão