De 11 a 15 de Junho, a Regional de Saúde de Divinópolis, em parceria com o município de Iguatama realizou a capacitação para agentes de endemias para o controle da Doença de Chagas. Profissionais dos municípios de Pedra do Indaiá, São José da Varginha, Estrela do Indaiá, Iguatama, Bambuí, Pains, e Perdigão participam do treinamento.

O encontro objetivou padronizar as atividades voltadas para o Programa de Controle da Doença de Chagas. Os profissionais participantes tiveram dois momentos, um teórico e outro de dispersão na zona rural. “ Foi uma semana muito produtiva. A capacitação é de grande importância para os municípios se organizarem para que possam reativar a Vigilância do Controle de Chagas”, disse o Secretário de Saúde de Iguatama, Alexandre Corrêa de Faria.

A referência do PCDCH da Regional de Divinópolis, Orivaldo Campos Silva, explicou que esta dispersão é fundamental para que o agente conheça o habitat do barbeiro e tenha contato com os moradores do campo, pois a implantação do programa os beneficia diretamente.

“Este programa é essencial para a população rural que é a mais suscetível à doença, além de estar havendo a reinfestação de barbeiro infectado na região. Estas cidades estavam com o programa parado. Agora, estamos oferecendo este treinamento para eles darem início aos trabalhos”, ressaltou a referência.

Durante esta semana, a referência do programa apresentou a Metodologia do PCDCH, assistência prestada, características da doença de Chagas, Transmissão, clínica, diagnóstico, tratamento, biologia do Vetor, hábitos, morfologia, preenchimentos de formulários, a importância de se usar Equipamento de Proteção Individual (EPI), prática

de pesquisa em campo, montagem e desmontagem de bombas aspersoras e prática de borrifação. A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município de Pedra do Indaiá, Adriana Lopes dos Santos, considerou a capacitação importante por ser uma oportunidade de aprender mais sobre a doença e reativar o programa no município. “Há 8 anos que não era feito o trabalho de Chagas e com o curso pudemos ter acesso ao conhecimento sobre a doença transmitida pelo barbeiro e mais empoderados para atuar com o programa e evitar doenças futuras”, destacou a Coordenadora.

Doença de Chagas

A doença de Chagas cientificamente conhecida como Tripanossomíase americana é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi transmitido pelo barbeiro, inseto hematófago (que se alimenta de sangue) . A pessoa infectada pode evolui para um quadro agudo da doença ou crônico. Na aguda, a doença pode apresentar de forma indeterminada sem nenhuma manifestação clínica e laboratorial. No quadro crônico, o paciente pode apresentar complicações cardiáca, digestiva ou mista (cardiácas e digestivas).

Após a confirmação da doença, o tratamento deve ser indicado por um médico. O medicamento é fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde, mediante a solicitação da Secretaria de Estado de Saúde. A sua utilização é indicada para pessoas que tenham a doença na forma aguda.

Por Willian Pacheco.