Nesta última terça-feira (23/04), a Regional de Saúde de Patos de Minas, por meio do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, realizou uma oficina com os coordenadores de atenção primária e referências de educação permanente municipais.

O encontro de coordenadores já está em sua segunda edição e tem por objetivo fomentar a reflexão dos profissionais quanto ao papel deles na liderança dos processos de trabalho. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, Maíra Lemos de Castro Taufick, espera-se, por meio desse encontro, sensibilizar os profissionais da atenção básica para realização de uma gestão mais efetiva nos processos de trabalho.

“Desde a primeira reunião, estamos trabalhando muito essa questão do papel do coordenador, o apoio que eles dão para suas equipes e, a partir de uma demanda deles, trabalhamos, além desse processo de gestão, alguns elementos da comunicação, como a empatia, a percepção e o feedback”.

Durante o encontro, por meio de dinâmicas, apresentação dialogada, foto colagem e textos, o público teve a oportunidade de atrelar os conhecimentos adquiridos no momento aos desafios encontrados no município.

“Nós trabalhamos os textos com aqueles três elementos (empatia / percepção / feedback) e pedimos para eles refletirem sobre um desafio que eles vivenciam no município que seria necessário o uso dessa habilidade e representasse isso através de um desenho, de uma foto colagem, de um teatro ou de uma música”, completou Maíra.

Dividido entre os períodos da manhã e tarde, ainda foram apresentados estudos de casos que auxiliaram na identificação de desafios de gestão encontrados no município. E, para a resolução dos problemas levantados, foi proposto a criação de um plano de interferência com seus desdobramentos a serem apresentados no próximo encontro.

Por Maryana Santos

Enviar para impressão