A Regional de Saúde de Montes Claros realizou nesta sexta-feira, 20/04, o encontro de capacitação de técnicos das Secretarias Municipais de Saúde do Norte de Minas para utilização do novo modelo do Sistema de Informação Hospitalar (SIH) no sistema SUSFácil. Por meio da plataforma on-line os municípios viabilizam a pactuação de atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nos serviços de média complexidade.

FOTO 34

O treinamento envolveu representantes dos municípios que integram a área de atuação da regional. Isso porque, já a partir da próxima segunda-feira, 23/04, as secretarias municipais de saúde terão de acessar o SIH para a realização de novos pactos. A divulgação das novas pactuações e o impacto financeiro das mesmas está prevista para novembro deste ano, quando da formalização da Programação Pactuada Integrada – (PPI).

A coordenadora do Núcleo de Regulação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Mafalda Dantas Ferreira, explica que a elaboração do novo modelo de programação de média complexidade leva em conta a falta de recomposição do teto financeiro do Estado e municípios com recursos provenientes do Governo Federal e a necessidade de ajuste populacional. “Além disso, o novo modelo leva em conta a necessidade de definição de novos parâmetros de programação e metas físicas por caráter de internação de urgência e eletiva”, avaliou a coordenadora.

Por Pedro Ricardo