A Regional de Saúde de Pouso Alegre realizou nessa quinta-feira (19/04), a reunião do Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental. O encontro, que aconteceu em Pouso Alegre, teve como objetivo discutir os indicadores e ações realizadas no ano anterior (2017) e elaborar o desenho regional da Rede de Saúde de Atenção Psicossocial (de acordo com a PT 3752, de 26 de dezembro de 2017).

Crédito: Juliana Horta de Almeida

Para a referência técnica de Saúde Mental, Helena Abreu Paiva, o evento é de extrema importância aos profissionais da área. “Neste evento são discutidos tanto as diretrizes técnicas como políticas de saúde mental e a importância do planejamento, por meio de levantamento de indicadores, análise, elaboração de planos de ação, etc. Além disso, o evento torna possível a troca, muito rica, de experiências exitosas entre os municípios. Não é possível desenhar a Rede de Saúde Mental e planejar ações que tragam resolutividade aos municípios, sem a participação desses profissionais”, explicou.

A reunião contou com a participação de referências técnicas de Saúde Mental dos 53 municípios sob a jurisdição da Regional de Pouso Alegre. Entre os temas abordados, foram apresentados os territórios com vazio assistencial; relatório do que foi realizado; leitos de Saúde Mental nos municípios de Congonhal, Estiva e Itajubá; portarias consolidadas em 2017; indicadores de plano de Saúde Mental e dados de internações na região em 2017.

Por Juliana Horta de Almeida