Nesta quinta-feira (19/04) foi realizada na Regional de Saúde de Pouso Alegre uma reunião abordando a saúde do trabalhador, com o objetivo de alinhar os processos de trabalho deste núcleo e aproximar as referências técnicas do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) com os municípios de sua abrangência.

Estiveram presentes no evento as referências técnicas de Saúde do Trabalhador de 33 municípios da Região de Saúde de Pouso Alegre e municípios de abrangência do Cerest de Andradas. O evento foi organizado pela referencia Técnica de Saúde do trabalhador da Regional de Saúde de Pouso Alegre, Isaura Mariana Sobreiro, e ministrado pela fonoaudióloga do Cerest Regional de Andradas, Andreia Cristina Lemos de Castro.

Ao longo da reunião foi apresentada à equipe e funcionamento do CEREST, formas de comunicação entre Cerest e municípios e ações de Saúde do Trabalhador que podem ser implantadas em cada um destes municípios.

Para Andreia Cristina Lemos de Castro, fonoaudióloga do Cerest Regional de Andradas, a participação destes profissionais no evento é uma ação relevante para a garantia da atenção integral à saúde do trabalhador. “Se cada referencia técnica municipal fizer uma ação de promoção e vigilância à saúde, seremos capazes de assegurar que os trabalhadores daquele município, estarão sempre recebendo algum tipo de assistência”, explica Andreia Cristina Lemos.

Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.

Por Juliana Horta