Nesta quarta-feira, 18/04, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou a distribuição da vacina contra a gripe para os 53 municípios que integram a área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros. Nas próximas semanas, a previsão é que as 53 secretarias municipais de saúde recebam 278 mil doses. A entrega será efetivada em etapas, seguindo o mesmo critério adotado pelo Ministério da Saúde junto aos Estados.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa na próxima segunda-feira, 23/04, sob a coordenação do Ministério da Saúde. O público representa aproximadamente 60 milhões de pessoas e a meta nacional é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários. Em Minas Gerais, espera-se vacinar mais de 5 milhões de indivíduos, sendo cerca de 334 mil residentes no Norte de Minas.

Créditos: Marcus Ferreira

Fazem parte do público da Campanha de Vacinação contra a Gripe professores das escolas públicas e privadas; pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes; as puérperas (até 45 dias após o parto); os trabalhadores da saúde; os povos indígenas; os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; presidiários e funcionários do sistema prisional.

No mês passado, a Regional de Saúde de Montes Claros realizou reuniões com os coordenadores de imunização das secretarias municipais de saúde, oportunidade em que a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador, Josianne Dias Gusmão, alertou para a necessidade dos municípios realizarem um planejamento para que possam atingir o máximo de pessoas durante a campanha. “É importante que os municípios realizem o acompanhamento consistente das coberturas vacinais para que a população não fique exposta a doenças que podem ser evitadas por meio da vacinação”, frisa Josianne Gusmão.

A gripe

A gripe é provocada por um vírus de circulação sazonal e, em 2018, a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, protegendo contra três tipos de vírus, sendo eles o H3N2, o H1N1 e o B.

Trata-se de uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias.

A transmissão da doença ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

A vacinação é a medida mais eficaz para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. Entre outras importantes medidas preventivas estão lavar as mãos, evitar locais fechados e muito cheios e buscar orientação médica em caso de início súbito de febre alta, tosse (geralmente seca), dores musculares, nas articulações, cabeça e garganta, desconforto grave e corrimento nasal.

Por Pedro Costa