Foi realizado, entre os dias 18 e 22 de setembro, pela Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde Minas Gerais (SES-MG), com apoio da Regional de Saúde de Patos de Minas, o Curso Básico de Boas Práticas de Dispensação e Manipulação. Com programação variada o curso ofereceu grandes esclarecimentos durante seus cinco dias de duração. Com público médio de sessenta pessoas, o evento ocorreu no Auditório do bloco N, do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM.

Crédito: Maryana Santos

O objetivo do curso é alinhar os conhecimentos, sobretudo as noções de boas práticas aplicáveis a estabelecimentos de medicamentos e congêneres. De acordo com coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária da Regional de Saúde de Patos de Minas, Ivany Maria Silva Brito, foram convidados a participar do evento os municípios jurisdicionados às Regionais de Saúde de Uberaba e de Uberlândia, além das Regionais de Saúde de Ituiutaba e de Unaí. “Nós esperamos que ao final do curso os profissionais tenham maior segurança na execução das inspeções, conforme o que foi repassado aqui no treinamento”, afirmou Alessandro de Souza Melo, da Diretoria de Medicamentos e Congêneres da SVS/SES/MG.

Ainda de acordo com o diretor, o curso vem apoiar as regionais no treinamento de seus municípios para a inspeção de estabelecimentos de medicamentos e congêneres, sobretudo com as mudanças advindas do Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde – ProMAVS. “Foi uma ideia que surgiu, principalmente com as novas diretrizes do ProMAVS de descentralização, de acordo com o porte populacional. Então, como sabíamos que iria ter uma troca muito grande de fiscais nos municípios, surgiu a ideia de fazermos um treinamento desses estabelecimentos que já são mais descentralizados e que precisam de uma capacitação mais específica para poder fazer a inspeção”, afirmou Alessandro de Souza Melo.

Os participantes se beneficiaram com todas as explicações e aproveitaram o momento para tirar dúvidas corriqueiras no ambiente de trabalho dos fiscais de Vigilância Sanitária. “Esse evento traz muitos assuntos interessantes, muitos pontos importantes para todos os fiscais da Vigilância Sanitária. No qual estamos atualizando o nosso dia a dia que são as vistorias nas farmácias de manipulação e nas drogarias”, ressalta Larissa de Castro Rafael, técnica de Vigilância Sanitária na área de medicamentos da Regional de Saúde de Unaí.

Por Maryana Santos