Na quinta-feira (21/09), aconteceu na cidade de Muriaé, a Oficina de Capacitação do Guia do Pré-Natal do Parceiro para profissionais de Saúde e do Guia de Saúde do Homem para Agentes Comunitários de Saúde dos municípios da Região de Saúde de Muriaé. A oficina foi organizada pelos núcleos de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) e Redes de Atenção à Saúde (NRAS) da Regional de Saúde de Ubá e contou com 100% de adesão dos municípios.

Lavínia de Faria

Participaram da capacitação, além dos agentes comunitários, os enfermeiros e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e coordenadores de Atenção Primária à Saúde. As profissionais da GRS Ubá, Ana Cristina Dias Custódio, referência técnica do NRAS e Ana Amélia D. S. Pereira, referência técnica do NAPRIS foram as responsáveis pela realização da oficina. Foi apresentad a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) e enfatizado sobre a relevância da formação do agente comunitário de saúde e a importância de implantar na rotina de trabalho o pré-natal do parceiro, aproveitando esses momentos para proporcionar uma atenção integral aos homens.

“É de conhecimento de todos que a maioria dos homens, não frequenta os serviços de atenção básica e quando procuram, o estado de saúde já é, na maioria das vezes, grave. Por isso é de suma importância que políticas como essa sejam mais abordadas e discutidas com os profissionais que conhecem, recebem e tratam estes pacientes”, expõe  a referência técnica, Ana Cristina Dias Custódio.  “As ações em Saúde do Homem são transversais à maioria das ações e programas de Atenção Básica, no entanto é necessário que tenhamos na nossa rotina de trabalho um olhar ampliado ao público-alvo da PNAISH (homens de 20 a 59 anos), reestruturando as estratégias de vinculação destes nos serviços de saúde e as ações de promoção e prevenção em saúde”, concluí Ana Amélia D. S. Pereira.

Por Lavínia de Faria