A Regional de Saúde de Juiz de Fora promoveu, na manhã desta quinta-feira (21/09), por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, a Oficina do Núcleo de Segurança do Paciente. A oficina teve como objetivo sensibilizar os hospitais sobre a importância do cadastro do núcleo de segurança do paciente e da realização das notificações de incidentes e eventos adversos. Estiveram presentes representantes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Farmácia de Todos, Atenção Primária à Saúde e das Vigilâncias Sanitárias Municipais dos municípios que pertencem à Regional. Para as palestras foram convidadas a Coordenadora de Investigação e Prevenção de Infecções e Eventos Adversos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Nádia Aparecida Campos Dutra, e a referência técnica em Segurança do Paciente, Rosilaine Aparecida da Silva Madureira.

Crédito: Adriana Mendes

Durante a oficina, os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre a Resolução da Diretoria Colegiada RDC- 36/2013, que estabelece que todos os serviços de saúde criem o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e notifiquem incidentes. Cabe ao NSP, promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente, na busca pela qualidade de uma assistência mais segura para o paciente e profissionais de saúde. Além de identificar os riscos assistenciais, deve notificar os incidentes no Sistema de Notificação em Vigilância Sanitária (NOTIVISA), analisar e avaliar os mesmos, elaborar e implantar os protocolos de segurança do paciente, bem como investigar os incidentes e estabelecer plano de ação com barreiras de prevenção para que novos incidentes não ocorram.

Para a referência técnica em Segurança do Paciente da SES-MG, Rosilaine Madureira, “é de suma importância o envolvimento da alta gestão com a segurança do paciente, pois é ela quem aprova o delineamento dos processos, subsidiando recursos financeiros e recursos humanos para que o profissional atue de forma qualificada e segura”.

Já para a Coordenadora de Investigação e Prevenção das Infecções e Eventos Adversos da SES-MG, Nádia Aparecida Campos Dutra, um dos maiores desafios é "conscientizar os profissionais de saúde a notificar os incidentes baseados numa cultura de segurança, de modo que os erros sirvam de aprendizado, onde a culpa e a punição são substituídas por oportunidades de melhorias, a fim de evitar sua reincidência. Temos 20 hospitais na Unidade Regional de Juiz de Fora com NSP cadastrado, correspondendo a 77% do total de hospitais da regional”.

Por Adriana Mendes