Na tarde desta quarta-feira (20), a Escola Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) realizou a ação educacional “Apoio Institucional na Atenção Primária à Saúde”, com a participação das 28 regionais de saúde de Minas Gerais, cujo o objetivo fortalecer e organizar a atuação das equipes atuantes do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios. A base metodológica foi constituída pelos eixos “apoio institucional”, “princípios e ferramentas da APS” e “educação permanente em saúde”.

A atividade contou com a presença do diretor-geral da ESP-MG, Edvalth Rodrigues Pereira, que deu as boas-vindas aos alunos, reforçando a importância dessa ponte parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). “Com a qualificação dos trabalhadores, fortalecemos o SUS. Aproveitem os conhecimentos nesses três dias de atividade. Contem sempre com a Escola”, afirmou.

A superintendente da ESP-MG, Fernanda Maciel, destacou que a ação é um reflexo da boa interação entre os setores e uma demanda importante da gestão. “Toda a equipe da Escola trabalhou de forma conjunta e cooperativa para que tanto a fase de planejamento quanto essa atividade fossem realizadas. Além disso, nós contamos com colaborações externas para essas ações”, disse.

Carteira de serviços

O Subsecretário de Políticas e Ações de Saúde da SES-MG, Homero Filho, disse que a ação é uma oportunidade de mostrar a que viemos, e a saúde básica tem um papel importante neste sentido. “Não podemos deixar de identificar onde nós trabalhamos e obtemos resultado para o cidadão. Essa iniciativa é uma importante ferramenta para potencializar melhorias no sistema de saúde, como a Carteira de Serviços da APS, documento em fase de implantação pela SES, no qual pretende nortear as ações de saúde na atenção básica oferecidas às populações municipais”, explicou.

Já Ana Paula Medrado, Superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES-MG, apontou que o apoio institucional ainda é novidade, mas é essencial para construir e concretizar as ações prioritárias na APS.

Expectativas

Para Rodrigo Silva, da Regional de Ituiutaba (Triângulo Mineiro), a classe está otimista, pois debater sobre o tema é essencial para melhorar a qualidade do atendimento prestado. “Nós estamos aprendendo sobre o apoio institucional, que agregará em nossa atuação nas unidades regionais”, afirma.

Aula inaugural

O primeiro dia de atividade, contou com aula ministrada pelo professor Nilton Pereira, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o tema “Apoio Institucional”, em que foi explicado modelos de gestão no SUS, métodos para produção de coletivos organizados e educação permanente e sua relação com o apoio institucional.

A ação segue até amanhã (22), com atividades práticas e coletivizadas.

Por Silvia Amâncio