A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano promoveu ontem (20/07) reunião de alinhamento sobre atenção primária entre os 35 municípios que compõem a Regional. O encontro, coordenado pelo Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da SRS de Coronel Fabriciano, ocorreu no auditório Padre Zezinho, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UnilesteMG), e abrangeu pontos como o processo de trabalho do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) e Atenção Primária à Saúde.

Crédito: Flávio Samuel

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da SRS Coronel Fabriciano, Mônica Teodoro Cruz, o alinhamento junto aos municípios buscafortalecer a Estratégia Saúde em Família (ESF), considerando que a atenção básica dos municípios é a principal porta de entrada ao SUS, com papeis importantes na saúde pública como atender, prevenir e conscientizar. “Estamos abordando o NASF e o PMAQ, incentivando os gestores e as equipes da atenção básica a melhorarem a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. Propomos um conjunto de estratégias de qualificação e acompanhamento do trabalho das equipes de saúde. Apenas a Atenção Primária trabalha com aproximadamente 35 programas de saúde pública, por isso temos que monitorar os municípios e auxiliar para que o fortalecimento seja realmente efetivo”, ressaltou Mônica.

No alinhamento, a equipe técnica do NAPRIS da SRS de Coronel Fabriciano abordou, entre outros assuntos, a Política Nacional de Atenção Básica e a Implantação do NASF, apresentado por Palmira Ferreira, o processo de Trabalho e Avalição no NASF, apresentado por Vitória Pires, e as práticas integrativas, apresentado por Maria José Duarte. Já o processo de trabalho sobre o PMAQ foi apresentado pela referência técnica municipal Cristiane Valgas, coordenadora da Atenção Primária do município de Antônio Dias.

A equipe também apresentou e discutiu o apoio matricial para a condução do trabalho do NASF junto à ESF, como forma de organizar e ampliar a oferta de ações em saúde nos municípios. “A partir desse alinhamento com os gestores e referências técnicas dos municípios, nós, corpo técnico do NAPRIS da SRS de Coronel Fabriciano, continuaremos a orientar os municípios na implementação e planejamento de ações, considerando as especificidades locais”, finalizou Mônica.

Nessa reunião, a equipe técnica do NAPRIS que participou do alinhamento com os municípios foi composta pelas referências técnicas: Palmira Ferreira, Vitória Pires, Carmelita Silva, Maria José Duarte e Sônia Andrade.

Por Flávio Samuel