A avaliação do Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde (PMAVS) implementado pelos municípios é um dos temas que estão sendo tratados nesta quarta e quinta-feira (19 e 20/7), durante encontro que a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) está promovendo com a participação de referências técnicas em vigilância sanitária do Norte de Minas.

Crédito: Pedro Ricardo

O encontro conta com a participação de representantes de 53 municípios que integram a área de atuação da SRS.

Na primeira parte da manhã desta quarta-feira, o coordenador do Núcleo de Vigilância em Saúde da Regional, Valdemar Rodrigues dos Anjos, falou sobre a avaliação do Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde concluído nesta semana. O PMAVS é uma reformulação do antigo Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde (PFVS), criado em 2012, que teve como objetivo implantar um sistema regionalizado de vigilância em saúde, visando efetivar a descentralização das ações da área para todos os municípios mineiros.

Em seguida, o coordenador do Núcleo de Vigilância Sanitária da SRS, Valcir Mendes, repassou orientações sobre como se deve proceder a implantação dos serviços de inspeção nas secretarias municipais de saúde e de agricultura, com o objetivo de acompanhar as atividades implementadas por empresas ligadas ao comércio varejista e do agronegócio.

Valcir Mendes destacou a importância da continuidade das ações de capacitação e alinhamento de informações entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) com os municípios, trabalho iniciado no primeiro trimestre deste ano, tendo em vista que recentemente várias prefeituras passaram por mudanças de gestores. Ele entende que é preciso que os profissionais de saúde recebam as orientações necessárias para executar as atividades que são de responsabilidade dos municípios.

Na parte da tarde, referências técnicas de vigilância sanitária dos municípios de Matias Cardoso, Ninheira e de Montes Claros apresentaram ações exitosas de acompanhamento e fiscalização de instituições que desenvolvem trabalhos sociais, entre elas asilos e creches.

Abastecimento de Água

Nesta quinta-feira (20/07) o encontro terá continuidade a partir das 8 horas, no auditório da Escola Técnica de Saúde, tendo como enfoque o monitoramento da qualidade da água distribuída por meio de sistemas alternativos de abastecimento coletivo.

A apresentação contará com a participação da bióloga, Patrícia Antônio Brito, referência técnica do Laboratório Macrorregional administrado pela Regional de Montes Claros, e do Capitão Pinheiro do 55º Batalhão de Infantaria do Exército.

Em seguida a concessão de alvarás de vigilância sanitária para micro e pequenos empreendedores informais será tema de palestra a ser ministrada pela referência técnica, Ângela Ferreira, integrante da Diretoria de Vigilância de Alimentos da SES-MG.

Por Pedro Ricardo