Espaço aberto para população conta com diversos títulos, além de artigos, periódicos, fontes digitais e acesso à internet

Com objetivo de identificar os perfis, as preferências e necessidades de recursos informacionais dos usuários da Biblioteca Agostinho Pestana e do Centro de Documentação e Informação da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), foi realizado levantamento pelas áreas técnicas da instituição.

De acordo com o bibliotecário da ESP-MG, Jefferson Oliveira*, a ideia surgiu após conversa e incentivo da coordenadora da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, Fátima Martins. “O levantamento foi importante porque permitiu identificar os motivos que levam os usuários à biblioteca e se eles estão tendo a demanda atendida”, afirma.

O levantamento

A partir das respostas de um questionário com 15 perguntas, foi identificado que o usuário da Biblioteca possui necessidade cada vez maior de ter acesso aos meios digitais, além de acesso a conteúdos diversos na internet.

Os dados apontaram ainda, que o ambiente da Biblioteca é considerado agradável pelos usuários, que procuram o espaço para a realização de tarefas em um local tranquilo, climatizado e silencioso.

Com esses apontamentos é possível entender que a Biblioteca deve investir em informatização e que o papel do bibliotecário, além de social e cultural, tem o desafio de se relacionar cada vez mais com a tecnologia.

Jefferson explica que a Biblioteconomia atua para tornar os cidadãos críticos diante da informação e para que tenham autonomia para identificar os tipos de informações necessitam, onde encontrá-las, como analisá-las e quais formas de disseminá-las. “O que mais vemos hoje são pessoas que se informam por fontes não confiáveis e divulgam muitas informações sem qualquer credibilidade, principalmente em redes sociais. Aspectos como qualidade e credibilidade da fonte de informação valem tanto no mundo científico como no cotidiano”, completa.

Nesse contexto, as inúmeras possibilidades partem do princípio de uma biblioteca que passe a ter um papel maior em direcionar o acesso às fontes de informação, do que deter a posse de materiais bibliográficos.

A criação de outros serviços e produtos digitais como o Blog da Biblioteca e das redes sociais da Escola para a divulgação de materiais e dicas são algumas das indicações de outros segmentos tecnológicos benéficos para uma biblioteca atrativa e informatizada.

No Blog da Biblioteca Agostinho Pestana os usuários podem acessar uma ferramenta que elabora referências bibliográficas automaticamente e outra que permite monitorar qualquer assunto na internet, bastando cadastrar o e-mail e as palavras-chave desejadas, dicas muito úteis para estudantes, pesquisadores e para o público em geral.

A Biblioteca Agostinho Pestana da ESP-MG conta com a parceria da Biblioteca de Ciências da Saúde Prof. Zigman Brener do Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz Minas), que disponibiliza mais de 15.000 obras para consultas, incluindo artigos, periódicos e fontes digitais. No acervo, os usuários encontram publicações sobre saúde pública, coletiva, artigos e periódicos científicos e uma diversidade de obras de literatura.

O espaço é aberto ao público (que também pode realizar empréstimos de livros) de segunda a sexta-feira, de 08h às 18h, na Unidade Sede da ESP-MG (Av. Augusto de Lima, 2061 – Barro Preto – Belo Horizonte/MG).

Mais informações: (31) 3295-4010 | biblioteca@esp.mg.gov.br

Por Ascom/ESP,MG