Na próxima quarta-feira e quinta-feira, 21 e 22 de junho, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Subsecretaria de Gestão Regional e da Subsecretaria de Inovação e Logística em Saúde, promoverá um curso para técnicos das Unidades Regionais de Saúde de atualização no preenchimento do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS).

O objetivo da capacitação é disseminar o conhecimento sobre o sistema às Unidades Regionais de Saúde, bem como aos Gestores municipais. “Dessa forma, contribuímos para a melhoria da Gestão Pública e da Transparência na aplicação dos recursos públicos em saúde”, afirma a Coordenadora do SIOPS da SES-MG, Cássia Maria Gonçalves França.

Por meio do SIOPS são disponibilizadas informações sobre despesas em saúde dos municípios, Estados e Distrito Federal. “O sistema é de alimentação obrigatória e tem acesso público para registro eletrônico centralizado e atualizado das informações referentes aos gastos em serviços públicos, além de monitorar a aplicação de recursos no Sistema Único de Saúde (SUS)”, conclui Cássia Maria Gonçalves França.

Data: 21/06/2017

8h30 - Credenciamento
9h – Abertura
9h30 às 12h – SIOPS – Informações Gerais SIOPS (Normatização, Operacionalização, prazos e Penalidades) – Palestrantes: Maria Eridan Pimenta Neta (Coordenadora do SIOPS/MS) e Carla Emília C. Cavalcanti (Técnica de Equipe Gestora SIOPS/MS)
12h - Intervalo para almoço
14h às 17h – Acesso à Página do SIOPS – Conhecendo a página/Relatórios e demonstrativos do SIOPS – Palestrante: Carla Emília C. Cavalcanti (Técnica de Equipe Gestora SIOPS/MS)
Exercícios/Testando os Conhecimentos/Espaço para dúvidas e sugestões
17h – Encerramento

Data: 22/06/2017

9h às 12h – Acesso ao Sistema – Conhecendo o Sistema de Preenchimento – Parte I – Palestrante: Célia Rodrigues Lima (Técnica de Equipe Gestora SIOPS/MS) Demais Alterações Previstas
Exercício/Testando os Conhecimentos/Espaço para Dúvidas e Sugestões
12h - Intervalo para almoço
14h às 17h – Acesso ao Sistema – Conhecendo o Sistema de Preenchimento – Parte II – Palestrante: Célia Rodrigues Lima (Técnica de Equipe Gestora SIOPS/MS)
Exercícios/Testando os Conhecimentos/Espaço para dúvidas e sugestões.
17h - Encerramento

Serviço
Curso de atualização do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS)
Data: 21 e 22 de junho
Local: Fundação Getúlio Vargas – Avenida Prudente de Morais, 444 – Cidade Jardim.

Por Paula Gargiulo