A Fundação Hemominas organizou uma programação especial na última semana em função do Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06) com o objetivo de mobilizar a população sobre a importância da doação de sangue voluntária, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que ajuda a salvar vidas. No Hemocentro de Belo Horizonte, as festividades começaram com as músicas do Grupo Sonoro Acordes.

O grupo que costuma realizar trabalhos voluntários foi convidado pela empresa Quality Med. Para Maria Rosa da Silva, uma das vocais integrantes da equipe, é muito importante reconhecer a importância do doador. “Fiquei emocionada e achei tudo muito bom. A doação é muito importante, pois salvamos vidas doando sangue”, disse a vocalista.

Crédito: Adair Gomez.

Ainda pela manhã o Grupo Folclórico Pé Rachado, contemplou os doadores com uma apresentação de quadrilha. Os doadores presentes foram convidados a dançar e pular no ritmo da quadrilha. Luiz Carlos, líder do grupo, falou sobre a apresentação voluntária em homenagem aos doadores. “Achei ótimo, pois é importante servir ao próximo. Para nós é uma alegria”, disse. O grupo, que já possui 41 anos de existência, também costuma realizar trabalhos em voluntários em creches e asilos.

Segundo a captadora do Hemocentro de Belo Horizonte, Paola Souza, esses eventos são de grande importância para chamar os doadores de sangue. Servidora da Hemominas há um ano, Paola diz que este foi seu terceiro evento no HBH. “É importante para chamar o doador para que eles vejam a importância que eles possuem tanto para a Fundação quanto para os pacientes”, concluiu.

A temática da comemoração foi de festa junina, com pipoca, canjica, algodão doce e cachorro quente. Vilma Lúcia Cardoso dos Santos, de 44 anos, veio homenagear os doadores servindo cachorro-quente. Para ela, participar do evento é uma forma de colaborar para a valorização do doador voluntário de sangue. “O evento está muito bem organizado e toda a programação está muito boa. Fico muito feliz em poder contribuir com esta festa para o doador", disse.

Os doadores também ficaram muito satisfeitos com a surpresa. Carlos Mendes do Santos, de 33 anos, realiza doação voluntária desde 2012 e tirou o dia para fazer novamente esse gesto de solidariedade. “A doação de sangue para mim é muito importante. Além disso, uma única doação pode salvar até quatro vidas”, afirmou o doador. Eduardo Nascimento Soares, de 45 anos, também esteve no hemocentro e doou sangue pela primeira vez. “Quem doa sangue, doa vida e ajuda a salvar o próximo", disse. "Esta doação é a primeira de muitas e sempre que puder irei doar" concluiu.

Interior

Os Hemocentros do interior do Estado também fizeram questão de mobilizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue. No Hemonúcleo de Divinópolis, a comemoração começou com um café da manhã especial e com a distribuição de lembranças alusivas à data. Artistas do grupo Grupo SintoniArt – multiinstrumentalsistas- se presentearam os doadores com uma apresentação. Doador fidelizado da Hemominas, Eliesio José das Graças, disse que sempre incentiva outras pessoas na sua comunidade e família a realizar a doação. "Doar sangue é um ato simples que salva vidas”, afirmou. Eliesio é da cidade de Nova Serrana e doador há 05 anos, já recebeu os diplomas azul e bronze pelas doações efetuadas.

A unidade também recebeu um grupo muito especial de alunos da Escola Estadual Padre Alberto Fuger em Campo Belo. Mobilizados pela aluna Wanessa Almeida, do 3º ano do ensino médio, o Projeto “Jovens pela vida” levou mais de vinte jovens para doar sangue nesta quarta-feira, Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue. O Projeto foi idealizado pela estudante com apoio da coelga Lorraine Stefany e demais alunos da instituição, bem como da Direção da Escola e da Agência Hemoterápica da Santa Casa de Campo Belo. A jovem realizou o esclarecimento sobre as condições necessárias para a doação de sangue, conscientização e mobilização para doação. Segundo Wanessa, já um novo grupo de alunos que participam do projeto já estão agendados para doação no dia 29/06.

O Hemocentro Regional de Governador Valadares também celebrou a data e recebeu os doadores em clima de Festa Junina. Para homenagear e parabenizar as pessoas que compareceram para doar neste dia também foram distribuídas lembranças alusivas a data. No Hemocentro regional de Juiz de Fora os doadores receberam a presença do Coral ASCOMCERT compostos por pacientes e ex-pacientes do Hospital ASCOMCER. Fundado em 2014, o grupo teve como regente a Sra. Glaucia Ladislau. Durante todo o evento também foram distribuídos lembranças alusivas à data.

Por Hemominas / ASCOM