Nesta quarta-feira (14/06) é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Em função disso, a Fundação Hemominas celebra a data lembrando a importância do doador voluntário de sangue no Sistema Único de Saúde (SUS) tanto para a instituição, quanto para os mais de 7 mil pacientes atendidos nos ambulatórias da rede Hemominas, além dos pacientes transfundidos em todo o estado.

Durante todo o dia 14 de junho, algumas unidades da Hemominas irão realizar ações para homenagear os candidatos que comparecerem nas unidades para doar sangue. No Hemocentro de Belo Horizonte, maior unidade da Hemominas no estado, os doadores serão homenageados com uma programação especial durante todo o dia. Outras unidades do interior, como Montes Claros, Juiz de Fora, Governador Valadares e Uberlândia também contarão com uma programação especial (veja a programação abaixo).

A Hemominas reconhece o doador como peça fundamental no trabalho da entidade que hoje é referência no fornecimento de serviços de hematologia e hemoterapia no SUS. Desde 2003, desejando ampliar e socializar a reflexão sobre a realidade das pessoas com hemoglobinopatias e coagulopatias, a Fundação Hemominas criou o Dia do Paciente Hemominas – também comemorado em junho, no dia 24.

De acordo com o Vice-Presidente da Fundação Hemominas, Geraldo Guedes, o surgimento do SUS fortaleceu os serviços de hematologia e hemoterapia em todo o país. “Com o advento do SUS e com a Constituição de 1988, a sociedade brasileira caminhou para acabar com o mal que era a comercialização do sangue”, afirma.

A comercialização do sangue vai contra a determinação do Ministério da Saúde, cuja portaria regulatória diz que a doação de sangue deve ser voluntária, anônima e altruísta, não devendo o doador, de forma direta ou indireta, receber qualquer remuneração ou benefício em virtude da sua realização.

Há 32 anos, a Hemominas promove a prestação de serviço continuado e de qualidade à população. Para garantir o aprimoramento das práticas administrativas, desde o ano de 2002 foi implementada a política de gestão da qualidade. Com isso, alcançou-se maior segurança transfusional e ampliação do atendimento ao doador (somente no ano de 2016 foram registrados cerca de 360 mil candidatos à doação de sangue totalizando 765 mil hemocomponentes). É importante ressaltar que em 2015 a Hemominas foi responsável por mais de 90% das transfusões realizadas no estado de Minas Gerais.

Composta por 21 unidades responsáveis por coleta de sangue e uma unidade transfusional em Frutal, a Hemominas atende à maioria dos estabelecimentos de saúde do estado. Apresenta cerca de 600 entidades conveniadas incluindo-se hospitais públicos, filantrópicos e particulares, com abrangência de cerca de 800 municípios. Possui também uma Administração Central que opera o sistema e atua em linha de comando.

Nos Laboratórios da Administração Central, já foram realizados mais de cinco milhões de testes laboratoriais, incluindo testes sorológicos, moleculares e imuno-hematológicos além de mais de 93 mil procedimentos e consultas. O laboratório de Histocompatibilidade (HLA), implantado em 2012, expandiu-se rapidamente e é responsável por 50% dos testes realizados no estado.

Contando com uma equipe multidisciplinar, presta atendimento a pacientes portadores de doenças do sangue. Já foram registrados mais de 7 mil pacientes com doenças genéticas do sangue, como anemia falciforme e hemofilia.

Atualmente, a Hemominas possui cobertura hemoterápica superior a 90% dos procedimentos transfusionais em Minas Gerais sendo que o objetivo é alcançar a totalidade. É uma das instituições que mais efetiva cadastro de doadores de medula óssea no Brasil, sendo que em 2016 foram registrados 24 mil candidatos.

Em tempo

Com o objetivo de homenagear e agradecer as pessoas que se mobilizam para salvar vidas diariamente por meio da doação de sangue, a data foi instituída no ano de 2005 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), durante a 58ª Assembleia Mundial de Saúde.

A escolha da data foi feita devido a comemoração do nascimento do médico austríaco Karl Landsteiner, que foi responsável pela classificação dos Grupos Sanguíneos ABO e a descoberta do fator RH. Ainda, a OMS orienta aos Estados Membros que apoiem e promovam a doação de sangue voluntária e não remunerada e que os critérios para seleção de doadores sejam rigorosos.

Programação nas unidades da Hemominas

Hemocentro de Belo Horizonte:
10h – Apresentação musical com o grupo Clube da Amizade Padre Machado
11h – Grupo de quadrilha “Pé rachado”
14h - Apresentação da Banda da Força Aérea Brasileira
15h – Grupo de quadrilha “Paixão Junina”
Durante todo o dia: lanche especial para os doadores

Hemocentro de Governador Valadares:
A unidade fará uma decoração especial e entregará lembranças alusivas à data.

Hemocentro de Juiz de Fora:
9h30 - Apresentação do Coral da Ascomcert e distribuição de lembranças alusivas à data.

Hemocentro de Montes Claros:
10h – Show Banda Badauê
15h – Show Isaque Emanuel Saxofonista

Servidores da unidade também farão uma palestra sobre a importância da doação de sangue, às 14 horas, na Câmara Municipal de Montes Claros.
Palestrante – Responsável pela Captação do Hemocentro, Rosana Silva.
Público – Profissionais dos setores de saúde e educação, lideranças da comunidade e público em geral.

Hemocentro de Uberlândia:
Café da Manhã especial para os doadores.

Por Hemominas / ASCOM