Com o intuito de atualizar os novos profissionais da área de vigilância e assistência hospitalar nas ações de enfrentamento ao período de sazonalidade da Influenza, a Superintendência Regional de Saúde de Varginha promoveu, nesta quinta-feira (27/04), capacitação sobre Vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com ênfase em Influenza.

O evento, que foi conduzido por Monique Borsato, Autoridade Sanitária do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST/SRS Varginha), contou com a participação de Coordenadores de Vigilância em Saúde, Epidemiologia, Atenção Básica e referências da área hospitalar dos 50 municípios jurisdicionados à regional de Varginha.

Monique Borsato abordou a situação epidemiológica da Influenza no ano de 2017, nos cenários mundial, nacional e estadual, apresentando a cobertura vacinal até o momento nos municípios jurisdicionados pela regional. Outros pontos apresentados ao longo da reunião foram: o período de ocorrência, circulação viral, morbidade, transmissão, quadro clínico, complicações e os modos de prevenção da, a Vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave, o diagnóstico laboratorial, exames complementares para vigilância e o seu, bem como a coleta de espécime respiratório para diagnóstico etiológico da Influenza.

Para Monique Borsato, a presença destes profissionais neste encontro é de extrema importância para o reforço das informações acerca da Influenza, bem como apresentação das alterações da campanha vacinal, que agora possui meta de 90% de cobertura. “É necessário que estejamos sempre retomando as particularidades da vigilância e assistência a este agravo. O trabalho em equipe, junto aos municípios, é fundamental para um maior alcance vacinal, bem como, medidas protetivas e tratamento oportuno”, destacou Monique Borsato.

Por Gabryella Carvalho Trindade

Enviar para impressão