A Regional de Saúde de Juiz de Fora, por meio do Núcleo de Atenção Primária promoveu nesta quinta-feira (27/04), treinamento com os 37 municípios de sua jurisdição. Na ocasião, foram abordados três temas relevantes. São eles: Política Estadual de Promoção da Saúde (PEPS), Práticas Integrativas e Complementares (PIC) e Programa de Controle do Tabagismo (PNCT).

No período da manhã, a Referência Técnica Letícia Carvalho foi a responsável pelo treinamento sobre Promoção da Saúde, definido como uma estratégia de articulação transversal que tem como objetivo estabelecer mecanismos para a redução da vulnerabilidade e das desigualdades e que vise o empoderamento social como forma de fomentar indivíduos/comunidades ativos sobre a produção de sua saúde.

Crédito: Adriana Mendes

Na parte da tarde, a Referência Técnica Sueli Martins abordou o tema Práticas Integrativas e Complementares que contemplam sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos reconhecidos pela Organização  Mundial da Saúde (OMS) como medicina tradicional e complementar/alternativa. O objetivo destas práticas é estimular mecanismos naturais de prevenção e recuperação da saúde por meio de tecnologias naturais, simples, eficazes e seguras.

Em seguida foi a vez de Letícia Carvalho falar sobre o  Programa de Tratamento do Tabagismo no Estado de Minas Gerais com o objetivo de desenvolver ações de promoção da cessação do tabagismo, motivar fumantes a deixarem de fumar e aumentar o acesso dos mesmos aos métodos eficazes para tratamento da dependência da nicotina, visto que em Minas Gerais a prevalência de pessoas, com 18 anos ou mais de idade, fumantes atuais de tabaco, corresponde a 17,8%, estando acima da média nacional de 14,7%.

Para Sueli Martins, “os municípios necessitam ser incentivados a implantar /implementar  estas práticas que são muito acolhedoras e desenvolvem um maior vínculo terapêutico, integrando o ser humano com o meio ambiente e a sociedade”.

 

Por Adriana Mendes

Enviar para impressão