Nesta quinta-feira, (27/04), aconteceu na Regional de Saúde de Juiz de Fora uma videoconferência promovida pela Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde, Superintendência de Vigilância Sanitária e Diretoria de Vigilância em Serviços de Saúde para os representantes dos 15 estabelecimentos que prestam serviços de mamografia aos municípios da jurisdição da Regional.

Com o tema Controle de Qualidade em Mamografia, os técnicos da SVS/MG Leandro de Abreu Vieira e Flávia Adriana dos Reis Silva, esclareceram as dúvidas acerca do fluxo do processo de monitoramento do Programa Estadual de Controle e Qualidade em Mamografia (PECQMamo), além de questões relacionadas à a avaliação periódica da qualidade da imagem produzida nos serviços de mamografia que iniciará em junho de 2017 na região.

27.04.17 - Adriana

Outro ponto abordado foi sobre a participação no PNQM – Programa Nacional de Qualidade em Mamografia que tem por objetivo avaliar o desempenho da prestação dos serviços de diagnóstico por imagem que realizam mamografia, com base em critérios e parâmetros referentes à qualidade da estrutura, do processo, dos resultados, da imagem clínica e do laudo. Na oportunidade, foram informados sobre como se inscreverem no programa através do site do INCA.

Para a coordenadora de Vigilância em Saúde Eliana Fioravante “é de grande relevância a participação dos serviços de mamografia nos programas de qualidade em mamografia, visto que possuímos dois excelentes programas, o PNQM que é nacional coordenado pelo INCA e PECQ Mamo programa do estado de Minas Gerais”, ressalta ela.

Câncer de mama

A prevenção do câncer de mama é uma prioridade em saúde pública visto que esta patologia e responsável ainda por inúmeros óbitos.

A mamografia é um dos principais métodos de prevenção, visto que realizada rotineiramente permite detectar precocemente as lesões iniciais com alta percentagem de cura sem mutilações. Para Eliana “é essencial proporcionar não somente o acesso ao exame, mas a qualidade do exame realizado com resolução para detectar a patologia precocemente.”

Por Adriana Mendes