O Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, esteve no início da semana em visita à Regional de Saúde de Leopoldina. Além dos servidores da SES, diversas autoridades representativas das instituições colegiadas de saúde foram convidadas. Também estiveram presentes representantes do Corpo de Bombeiros Miliar de Minas Gerais, com profissionais que auxiliam no resgate de pessoas acidentadas na região.

Crédito: Andreia Castro

Também estiveram presentes a prefeita de Estrela Dalva e Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata (CISUM), Maria de Fátima Guerra Cabral; o secretário Municipal de Saúde de Santana de Cataguases e presidente do COSEMS Regional, Ronaldo Adriano Simas; além da prefeita de Santana de Cataguases, Jucélia Baesso. Representando o prefeito de Cataguases e presidente Regional da Associação Mineira de Municípios (AMM), participaram o procurador jurídico Yegros Martins Malta e a secretária Municipal de Saúde de Cataguases, Daniela Rezende Coelho, e representado o prefeito de Leopoldina, Vinícius Franzoni.

Segundo o secretário Carlos Eduardo Amaral, o objetivo da visita foi “avaliar a realidade local Regional de Saúde, suas instalações e sua estrutura física, bem como conhecer pessoalmente toda a equipe de trabalho, reforçando as diretrizes administrativas da SES e buscando uma aproximação de forma a ampliar a integração do esforço gerencial no aprimoramento dos serviços prestados ao cidadão de nossa região de saúde”.

O encontro se desenrolou como roda de conversa informal entre os convidados externos, os servidores e os visitantes. Foram tratados assuntos de relevância para a Região de Saúde, como financiamento, políticas de saúde (nova política hospitalar e CEAE), consorciamento intermunicipal, controle social e assuntos de interesse dos servidores como o plano de carreira e autoridade sanitária.

A gerente Regional em exercício, Aline Rezende, expressou que “o encontro foi muito produtivo, proporcionando uma aproximação do Nível Central e a Regional de Saúde, além de evidenciar o interesse do secretário de Estado pelas questões regionais relacionadas à Assistência à Saúde e aos servidores”.

Por Oberdan Rocha