Na última quinta-feira, (12/12), a Regional de Saúde de Passos, por meio do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde, realizou o 8º Colegiado Regional de Saúde Mental da unidade. O encontro foi coordenado pela referência técnica em Saúde Mental da Regional de Saúde de Passos, Fabiana de Andrade Cunha Oliveira. Na ocasião, foram discutidas pautas para o alinhamento de conceitos e propostas para melhorar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

WhatsApp Image 2019-12-13 at 09.07.43

Foi convidada para participar do encontro a enfermeira e coordenadora da Residência Terapêutica de Passos, Acácia Martins Hostalácio, que apresentou a sua experiência exitosa com a residência e os seus moradores. Também esteve presente uma moradora da Residência Terapêutica, Cidinha, que contou a sua vivência e como sua vida melhorou após sair de um hospital psiquiátrico.

Em comentário sobre o encontro, a referência técnica em Saúde Mental, Fabiana de Andrade, contou sobre a importância da realização dos colegiados: “O Colegiado tem representantes dos 24 municípios sob jurisdição da Regional, é um espaço muito importante e se mostra como uma ferramenta para o alinhamento de conceitos e propostas. O mesmo propõe e analisa as atualizações para elaboração de diretrizes da Secretaria de Estado de Saúde acerca de Saúde Mental e atenção integral em álcool e outras drogas” afirma.

“Participo dos colegiados desde que assumi a coordenação, então, acho muito importante essa troca de experiências entre os municípios, acrescenta uma bagagem e uma possibilidade de implementar aquelas experiências em nossa rotina de trabalho”, disse a coordenadora da Atenção Básica da Vigilância em Saúde de Pratápolis, Angelina Pimenta Patrício.

O evento também contou com a presença do Secretário Executivo do CISSUL/SAMU, Jovane Constantini, que esclareceu aos participantes como se dá o fluxo de atendimento em Urgências e Emergências psiquiátricas pelo SAMU, que é o dispositivo primordial no atendimento à crise.

Por Karine Costa