Os supervisores de Endemias do Ministério de Saúde e integrados ao quadro de servidores da Regional de Saúde de Ponte Nova, Sebastião de Almeida Moreira e Atos Stoffel estiveram presentes, nessa quarta-feira (11/12), no município de Sem Peixe, para participar da reunião do Comitê de Combate à Dengue. Também participaram da reunião os membros do comitê, secretários municipais da Saúde e de Obras, coordenador de epidemiologia, servidores da área de limpeza urbana, membros de igrejas, funcionários de escolas municipais e estaduais e integrantes do Conselho Municipal de Saúde.

Sem Peixe 1

O encontro teve como objetivo traçar estratégias de prevenção para o controle das arboviroses, com enfoque multissetorial, como a coleta de lixo e destinação final dos resíduos, por meio de mutirão e respeito aos horários pré-estabelecidos para passagem do caminhão coletor; colocação de telas em caixas d’água sem tampa; limpeza de terrenos baldios; distribuição de panfletos e materiais educativos; palestras em escolas; comunicados em igrejas; entre outras.

Segundo Sebastião Moreira, o município de Sem Peixe está com 2,7% no Índice de Infestação Predial (IPP/Ministério da Saúde), o que índica médio risco. Foram identificados, no último Levantamento de Índice Amostral (LIA), 25 focos positivos de Aedes aegypti. “É preciso que se acenda o alerta para a necessidade de prevenção e para o controle do mosquito. O médio risco indica que há uma proliferação aumentada. No entanto, ainda é possível, por meio de ações efetivas, que haja a reversão do cenário atual”, explicou.

O supervisor de Endemias sugeriu, ainda, que houvesse um cumprimento mais efetivo da Lei Municipal 333/2016, que dispõe sobre medidas de combate aos vetores da dengue, chinkungunya e zika, criando infração sanitária em caso de existência de focos. “Caso os cidadãos se comprometam a cuidar de suas propriedades, realizando a limpeza e a capina dos terrenos baldios, estaremos dando um grande passo no enfrentamento das arboviroses”, pontuou. A Regional de Saúde de Ponte Nova atua em parceria com os municípios jurisdicionados, propondo ações de melhoria, fornecendo materiais didáticos, capacitações, insumos e apoio técnico.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Ferreira Alvim Nardy, destacou a fundamental importância do apoio da população nas ações. “Somente o Poder Público não consegue combater a proliferação do mosquito. É preciso que cada um participe dessa luta, seja aderindo aos mutirões, seja cuidando de seus espaços”, concluiu.

Por Tarsis Murad