Desde novembro de 2019 os processos envolvendo indicações de imunobiológicos (vacinas e imunoglobulinas) para o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) - encaminhados pelos municípios pertencentes à Regional de Saúde de Ponte Nova - tiveram seu fluxo simplificado. Agora, as solicitações são diretamente processadas na Regional pelos profissionais do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (Nuveast), trazendo celeridade e permitindo um melhor monitoramento do acesso da população a esses produtos.

Foto 1

O Crie é uma estratégia de acesso a imunobiológicos para pessoas em situações especiais, cujas diretrizes são definidas pelo Ministério da Saúde e analisadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Dentre os imunológicos enquadrados nesta categoria, a maior parte é disponibilizada pelo Programa Nacional de Imunização. No entanto, existem vacinas e imunoglobulinas que são estocadas somente no Nível Central, liberadas mediante solicitação via Crie/Regional.

Segundo a referência técnica em Imunização da Regional de Ponte Nova, Thiany Silva Oliveira, é muito importante que haja o aperfeiçoamento de profissionais quanto às indicações de imunobiológicos especiais. “Observamos que as prescrições estão aquém da prevalência de doenças que justificam sua indicação”, relata. Ela informa que o Nuveast está se organizando para ampliar a oferta de capacitações sobre o tema para municípios e serviços de saúde.

Para requerer um imunobiológico especial pelo Crie, o profissional solicitante deve preencher um formulário próprio e encaminhá-lo, juntamente ao relatório de vacinação anterior, à sala de vacina do município de residência. O município, por sua vez, realiza a análise prévia da solicitação e encaminha à Regional de Saúde. Esta última avalia a indicação, conforme normas do Crie, e autoriza a execução do procedimento, se procedente.

Por Tarsis Murad