Nos dias 10 e 11 de dezembro, a Regional de Saúde de Barbacena realizou a 3ª oficina sobre a “Integralidade do Cuidado em Saúde Mental”. As oficinas, que tiveram início no mês de outubro de 2019, foram promovidas pela Escola de Saúde Pública (ESP-MG) e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e essa foi a última etapa.

Segundo os organizadores, o objetivo da ESP-MG e da SES-MG foi produzir ações de formação em saúde mental para trabalhadores da macrorregião de saúde, visando qualificar as práticas da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para trabalhadores e usuários, e assim contribuir para qualificar a atenção às pessoas com sofrimento mental e também aquelas que apresentam sofrimentos decorrentes do uso de álcool e outras drogas. “Essas oficinas foram importantes para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial da Região Ampliada de Saúde Centro-Sul”, afirmou a Referência Técnica em Saúde Mental da regional de Barbacena, Ana Carolina Rocha.

Nessa terceira etapa, os temas trabalhados abordaram o cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes; práticas supervisionadas em saúde mental; judicialização; medicação; e atenção às crises em saúde mental.

As oficinas da macrorregião Centro-Sul foram destinadas a 50 trabalhadores dos municípios da região, com 64 horas/aula no total (36 horas teóricas, 12 horas de práticas supervisionadas).

Créditos: Priscila Rezende

De acordo com Ana Carolina, os encaminhamentos dessas oficinas serão realizados nas reuniões bimensais do Colegiado Regional de Saúde Mental da macro Centro-Sul.

Por Priscila Rezende