Com o objetivo de alinhar informações e apresentar experiências de trabalhos que já vem sendo desenvolvidos por outros municípios e instituições de assistência social, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou nesta sexta-feira, 4/10, em Montes Claros, encontro com representantes de municípios do Norte de Minas contemplados com novos Serviços Especializados de Reabilitação em Deficiência Intelectual (SERDI). Os Serviços integram a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Sistema Único de Saúde (SUS).

FOTO 1 15

O encontro, organizado pelo Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da Regional de Saúde de Montes Claros reuniu representantes dos municípios, gestores das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Porteirinha, Espinosa, Salinas e Taiobeiras, dirigentes da Escola Capelo Gaivota e da Fundação Clarisse, sediadas em Montes Claros. Durante o encontro, representantes da Junta Reguladora e da Apae de Montes Claros apresentaram as ações que já desenvolvem no atendimento aos usuários da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

Juntamente com a coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde, Ludmila Gonçalves Barbosa, a referência técnica da SES-MG em Montes Claros, Alfredo Prates Neto, explica que o encontro “possibilitou alinhar com os municípios a reorganização da rede de assistência às pessoas com deficiência intelectual no Norte de Minas visto que, com a habilitação de novos serviços, serão criadas novas juntas reguladoras. Além da troca de experiências entre os serviços já existentes, foi possível apresentar às novas instituições os fluxos de atendimento e o encaminhamento de usuários, bem como os procedimentos que devem ser adotados visando o registro de profissionais no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES)”, afirmou.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, entende que “a expansão da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência Intelectual possibilita, além da descentralização dos serviços, a ampliação do atendimento de usuários do SUS nas regiões polo de saúde do Norte de Minas”, pontuou.

A ampliação da Rede foi instituída a partir da Resolução 6.759 da SES-MG, publicada no dia 18 de junho deste ano, que definiu os novos Serviços Especializados de Reabilitação em Deficiência Intelectual contemplando os municípios de Montes Claros, Espinosa, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Taiobeiras. Ao todo, no Norte de Minas, sete novos SERDI atenderão, no mínimo, 846 pessoas por mês.

A Resolução assinada pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, esclarece que os novos SERDI são provenientes do Plano Operativo do Estado de Minas Gerais para adesão à estratégia de expansão da oferta dos procedimentos relacionados à reabilitação intelectual. Para custeio de 26 novos serviços criados neste ano no Estado, serão utilizados R$3 milhões 64 mil de recurso federal e R$ 919,3 mil de recurso estadual previstos anualmente para o Programa de Intervenção Precoce Avançado (PIPA).

Por Pedro Ricardo