Nesta terça-feira (01/10) a Regional de Saúde de Itabira realizou a 120ª reunião mensal da Comissão Intergestores Regional (CIR), com a participação de gestores e técnicos de saúde dos municípios das regiões de Guanhães, Itabira e João Monlevade.

Entre os assuntos abordados, os participantes trataram sobre informes relacionados à situação dos instrumentos de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Também foi abordado a situação dos Instrumentos de Planejamento e Pactuação Interfederativa dos indicadores na plataforma DigiSus, a formação dos Comitês de Enfrentamento das Arboviroses e outros agravos e o acompanhamento de demandas da Ouvidoria Regional do SUS.

O coordenador de vigilância epidemiológica, Marcelo Barbosa Motta, informou sobre o período de realização do Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (Liraa) que será de 07 a 18 de outubro de 2019. O coordenador pediu o empenho de todos na execução das investigações, registros e envio dos lotes para a GRS.

20191001 093440

Marcelo Barbosa esclareceu ainda sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, em curso, apresentando o consolidado de vacinação realizada pelos municípios. “Precisamos de todos os esforços para atingirmos a cobertura vacinal entre 90 a 95% preconizada pelo Ministério da Saúde. Precisamos melhorar nossa cobertura vacinal da Tríplice”, alertou.

Outro ponto importante de pauta foi apresentado por Alexandre José Silva Coelho, diretor administrativo do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), Lizziane Meireles, da Secretaria de Saúde de Itabira e por Eduardo Henrique, do Pronto-Socorro Municipal de Itabira (PMSI). Os participantes discutiram a alteração da porta de entrada do programa Rede Resposta de Itabira.

A partir de agora, o atendimento ao paciente do SUS, deverá iniciar-se pela recepção de entrada, facilitando o fluxo de pessoas e o encaminhamento específico dos casos para cada clínica ou rede de urgência e emergência. “É muito importante a mudança da porta de entrada e de acesso para os pacientes. Tínhamos um atendimento fragmentado no Pronto-Socorro Municipal de Itabira, agora todos os pacientes serão acolhidos em um único lugar, facilitando o acesso. Também possibilita mais acesso em relação aos atendimentos de ortopedia, pediatria, clínica médica, cirurgia geral e cardiologia” finalizou Alexandre Coelho.

CIR em Guanhães

Guanhães também realizou a 126ª reunião da CIR no dia 2/10, no auditório do Consórcio Intermunicipal Centro-Nordeste (Ciscen). Foram pactuados e aprovados remanejamentos de urgências de cirurgias eletivas do município de Virginópolis, repactuação das parcelas do Pro-Hosp da Associação de Caridade Nossa Senhora do Carmo (Hospital Regional Imaculada Conceição), do município de Guanhães. Na oportunidade, foi informado sobre a realização de um treinamento de esquistossomose, a apresentação do consolidado das demandas da Ouvidoria Regional do SUS e os relatórios de mobilização social. Além das cirurgias de Catarata que serão realizadas em Guanhães, município sede da microrregião de saúde.

A próxima reunião da CIR acontecerá hoje, dia 4 de setembro, no auditório do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cismepi) em Joao Monlevade.

Por Darliéte Martins