Com o intuito de incentivar os municípios a divulgarem e realizarem ações de mobilização social na área da saúde, aliada a prática de capacitação dos técnicos que realizam as ações nessas cidades, um dos pontos centrais da reunião da CIR, realizada na tarde desta quarta-feira (2/10), foi a apresentação do Núcleo de Mobilização Social da Regional de Saúde de Sete Lagoas.

Crédito: Nayara Souza

A fim de fomentar a realização de ações culturais, blitz educativa, caminhadas, feiras de saúde, gincanas, grupos de gestantes, stands, jogos, mutirão de limpeza, oficinas de reciclagem, palestras, passeatas, reuniões comunitárias, dentre outras ações, o Núcleo de Mobilização em Saúde da Regional de Sete Lagoas vai realizar um seminário, neste mês de outubro, para a apresentação de experiências exitosas de mobilização em saúde em âmbito regional. A Rede Estadual de Mobilização Social em Saúde foi criada pela Resolução SES/MG 5663 em 22 de março de 2017 quando também foi estabelecida a orientação dos Núcleos de Mobilização Social nos municípios mineiros.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Regulação e Referência técnica em Educação Permanente da Regional de Sete Lagoas, Maria Izabel Pereira Braz, a experiência de mobilização em saúde também perpassa as ações de educação permanente e, por isso, os municípios precisam estar envolvidos para apresentar o que têm sido feito no âmbito regional.

“Precisamos de representatividade dos municípios com a participação de representantes dos conselhos e dos usuários”, observou a coordenadora que também destacou que têm sido realizadas oficinas regionais orientadoras no âmbito da educação permanente na regional de saúde de Sete Lagoas.

Os gestores participantes da Reunião Ordinária de CIR Sete Lagoas e CIR Curvelo (167ª CIR Sete Lagoas e 161ª CIR Curvelo) ainda receberam orientações sobre a portaria 2539 do Ministério da Saúde sobre as equipes de Atenção Primária e o novo financiamento de equipe de Saúde Bucal - eSB com carga horária diferenciada.  A referência técnica do Núcleo de Atenção Primária, Sione Dias, respondeu as dúvidas e explicou o procedimento “os municípios que possuem teto podem pedir o credenciamento diretamente com o Ministério da Saúde”, explicitou.

Outro ponto abordado foi a adoção da ‘CIR sem Papel’, motivada por ações de conscientização ambiental que será adotada em todo o Estado. As orientações da utilização do QR Code para ter acesso às pautas e demais documentos da reunião foi repassada aos gestores. Vale ressaltar que desde o mês de setembro os participantes da reunião Regional já haviam acordado que não seria mais utilizada a pauta em papel e agora essa decisão ganha mais força com a orientação em nível estadual.

Por Nayara Souza