Nessa terça-feira (17/9), representantes da saúde dos 33 municípios que compõem a macrorregião do Jequitinhonha se reuniram no auditório da Regional de Saúde de Diamantina para o alinhamento da campanha de vacinação contra o sarampo e atualização da caderneta de vacinação.

A reunião, que envolveu os técnicos da Vigilância em Saúde, especificamente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e técnicos do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Regional de Diamantina, abordou a logística proposta pelo Ministério da Saúde para o dia “D” da vacinação, incluindo o plano de contingência contra o sarampo, as ações de imunização nas escolas, em parceria com o Núcleo de Atenção Primária (NAPRIS), e a implantação dos procedimentos operacionais padrão em sala de vacina.

A abertura da capacitação ficou por conta da coordenadora da vigilância em saúde, Mariana Cristina Rocha, que deu as boas-vindas aos participantes e reforçou a importância do Programa de Imunização na prevenção e controle das doenças imunopreveníveis, da intensificação de vacinação das crianças e adultos e monitoramento das coberturas vacinais, além de destacar o correto gerenciamento dos estoques das vacinas recebidas mensalmente.

Créditos: Ricardo Maciel

Segundo a referência técnica de Imunização da Regional, Kesley Duarte de Jesus, no encontro ficou acordado a realização da 2ª Oficina Regional de Vigilância da Cobertura Vacinal e Qualidade dos Dados. “A oficina vem para analisar os dados locais para diagnóstico e intervenção oportuna por sala de vacina, na classificação e prevenção de doenças imunopreveníveis. Trata-se de uma parceria com o departamento de enfermagem da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e referências técnicas de imunização dos municípios”, informou.

Flávia Karla da Cruz Mota, referência técnica de Imunização do município de Diamantina, que também participou da reunião, salientou a importância do encontro. “O evento nos acrescentou muito, especialmente a questão do manejo clínico do sarampo e as condutas que deveremos adotar frente ao surto da doença. Outra questão muito importante tratada no encontro foi o realinhamento de alguns procedimentos que ficaram pendentes em relação a reuniões anteriores. Tudo muito importante para aperfeiçoarmos nosso processo de trabalho”, destacou.

Cerca de 60 técnicos da saúde participaram do encontro. Também estavam presentes a referência técnica das doenças transmissíveis, Carolina Dipietro de Carvalho e a referência técnica da promoção da saúde, Carlos Tobias Pires Souza.

Campanha de Vacinação

A Campanha de vacinação contra o sarampo está programada para acontecer em duas etapas, sendo o primeiro período de 07 a 25 de outubro, a vacinação será para todas as crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), com o dia D, de mobilização nacional, previsto para o dia 19 de outubro. Já o segundo período será de 18 a 30 de novembro, com a realização da vacinação de adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, com o segundo período do dia D, de mobilização nacional, marcado para 30 de novembro.

Por Ricardo Maciel