Iniciando o projeto “Oficinas em Saúde Coletiva: Políticas e Práticas de Assistência Farmacêutica no SUS”, a Superintendência de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SAF/SES-MG) em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais (CRF/MG), e apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG), realizou a capacitação na Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, cujo tema é “Qualificação do Processo de Seleção de Medicamentos no Sistema Único de Saúde”.

A oficina teve como objetivo desenvolver as habilidades dos farmacêuticos municipais inseridos no SUS-MG, através da qualificação do profissional, nos processos envolvidos na seleção adequada de medicamentos do sistema. Entre os assuntos que foram objetos de discussão, estão: aspectos da Assistência Farmacêutica no SUS, estratégias para elaboração de uma Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), aspectos práticos para a criação de uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT); estudos de caso e a construção de pareceres técnicos.

Créditos: Otávio Coutinho

“A capacitação realizada objetiva a qualificação dos farmacêuticos municipais no processo de seleção dos medicamentos, utilizando como base critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos, para garantir medicamentos seguros, eficazes e custo-efetivos no Sistema Único de Saúde (SUS), com os objetivos de racionalizar seu uso, harmonizar condutas terapêuticas, direcionar o processo de aquisição, produção e políticas farmacêuticas”, destaca Lucas Botazini Carlos, Coordenador do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional de Saúde de Pouso Alegre.

O encontro foi organizado pelo coordenador do Núcleo de Assistência Farmacêutica, Lucas Botazini Carlos e pelas farmacêuticas Andréa Reis e Yula Merola. Estiveram presentes farmacêuticos municipais dos 53 municípios abrangidos pela Regional de Saúde de Pouso Alegre.

Por Otávio Coutinho