A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), divulgou nesta semana, durante reunião mensal do Comitê de Monitoramento de Eventos em Saúde Pública (CME), o balanço das ações de saúde que foram realizadas durante os jogos da Copa América, que aconteceram em Belo Horizonte. Na capital, as partidas ocorreram entre os dias 16, 19, 22 e 24 de junho e 2 de julho e a o Estado de Minas Gerais contou, além das ações da SES, com o apoio do Centro de Operações dos Bombeiros (COBOM), Polícia Militar, Polícia Federal, Secretaria de Segurança Pública e Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

Crédito: Divulgação

As ações desenvolvidas durante os eventos abrangeram as áreas de comunicação, assistência e vigilância em saúde. Para o Secretário de Estado Adjunto de Saúde, Bernardo Ramos, as estratégias utilizadas antes, durante e após a realização dos jogos visaram garantir a segurança à saúde dos torcedores que visitaram Minas Gerais e, também, uma proteção à saúde dos moradores do nosso Estado. “A SES-MG se planejou e mobilizou as diversas áreas técnicas com vistas a atender às demandas decorrentes da realização da Copa América.  Com essa atuação em diferentes frentes, nos preparamos para atuar de forma eficaz, garantindo assistência adequada e oportuna aos torcedores e a população do nosso Estado. O engajamento das equipes da SES-MG foi fundamental para o sucesso na realização da Copa América 2019 em Minas Gerais, sendo que tal trabalho se destacou perante o cenário nacional ”, disse.

As orientações aos turistas e a população ocorreram em todo o Estado. Além de reforçar sobre a importância da vacinação, principalmente contra a febre amarela, sarampo, caxumba e rubéola, a SES-MG também disponibilizou o Guia do Viajante Saudável, com uma edição especial Copa América, e uma cartilha com orientações aos turistas que visitaram o estado durante os jogos. A ação buscou resguardar a população mineira de novas doenças, como também assegurar que turistas não estivessem sujeitos às doenças endêmicas em MG.

Vigilância em Saúde

Durante os dias de jogos, o Comitê de Monitoramento de Eventos (CME) da SES-MG registrou irregularidades, medidas fiscais sanitárias e casos suspeitos de doenças infecciosas.  

Entre os dias 16 de junho e 2 de julho foram realizadas 149 ações de vistorias e inspeções da Vigilância Sanitária (VISA) em serviços de alimentação e de saúde no estádio e nas proximidades de onde os jogos ocorreram, além de hotéis, centros de treinamento e ambulatórios. Do total de inspeções realizadas, foram encontradas irregularidades relevantes em 64 delas, sendo que, em 62,5% foram necessárias a adoção de medidas para correção das situações identificadas.

Atendimentos

Nos dias de partidas, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS) foi responsável por todo o processo monitoramento dos atendimentos realizados pelas equipes de saúde. A equipe registrou 271 atendimentos em geral. A maioria deles foram causados por traumas (82 casos) e emergências clínicas (112 atendimentos). Quatro atendimentos necessitaram de ações de suporte básico de vida, com remoção para atendimento hospitalar. Os atendimentos aos jogadores e delegações foram realizados seguindo protocolos específicos.

Por Jornalismo SES

Enviar para impressão