Direcionado aos fiscais sanitários da região, o treinamento que ocorreu durante as últimas terça e quarta-feira (14 e 15/5), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac de Uberaba), contou com profissionais das regiões de Uberaba e Frutal/Iturama para abordar assuntos relacionados aos relatórios de inspeção sanitária realizados em estabelecimentos do comércio e da insdústria. Nos dias 16 e 17 de maio, próxima quinta e sexta-feira, será realizada com os municípios da região de Araxá.

Crédito: Sara Braga

A oficina se dividiu entre teoria e prática, sendo que no segundo dia, os fiscais se reuniram em grupos para simular uma fiscalização sanitária e realizar o preenchimento do relatório de inspeção e demais documentos oficiais que registram os atos de inspeção. O principal objetivo é promover a melhoria na qualidade dos relatórios e demais documentos gerados na inspeção sanitária, além de desenvolver abordagens mais coerentes com a situação observada nos estabelcimentos.

Segundo a coordenadora de Vigilância Sanitária da Regional de Saúde Uberaba, Gisele Remy, “as atividades práticas buscaram trabalhar a capacidade de percepção dos fiscais quanto à identificação e registro de informações essênciais e relevantes de cada serviço, a fim de possibilitar o gerenciamento dos riscos sanitários observados durante suas inspeções”, explicou.

O fiscal e coordenador municipal de Vigilância Sanitária de Itapagipe, Alacir Junior, afirma que a capacitação foi importante para padronizar os modelos de relatório junto aos municípios que, atualmente, não desenvolvem seus registros de forma similar em todas as atividades. “Agora, estamos mais alinhados nas práticas de inspeção de todos os setores, como padarias, restaurantes, açougues, supermercados, farmácias, e outros” conclui.

Por Sara Braga