A Regional de Saúde de Teófilo Otoni participou na última quinta-feira, dia 11/04, da 11ª Conferência Municipal de Saúde de Teófilo Otoni. O objetivo desse encontro foi reunir representantes de diversas instituições, públicas e privadas, juntamente com a sociedade civil em geral para discutir propostas de melhoria no que se refere à saúde.

03

De acordo com Romilda Cosenza, assistente social e auditora da Regional de Saúde de Teófilo Otoni, um dos principais focos dessa conferência foi reafirmar todos os princípios e conceitos tratados na oitava conferência estadual de saúde de Minas Gerais, realizada o ano passado.

O evento também foi marcado por dois grandes momentos, a posse da mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde de Teófilo Otoni e a posse do primeiro presidente eleito do conselho, mudando assim a legislação que estava em vigor desde a década de 90. “Essa conferência foi muito marcante”, afirma Romilda, que palestrou sobre “Saúde como Direito” no evento.

O tema estabelecido pelo Conselho Nacional de Saúde para este ano é “Democracia e Saúde” com os seguintes eixos: Saúde como Direito, Consolidação do Sistema Único de Saúde e Financiamento do SUS e deverão ser tratados em todas as conferencias e plenárias, municipais, estaduais e federal.

Desde o início do ano, os municípios mineiros estão envolvidos na elaboração e votação de propostas para serem apresentadas na “Nona Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais” que se realizará ainda este ano. “Os Municípios que integram a Regional de Saúde de Teófilo Otoni, em sua maioria, estão empenhados nessa ação, juntamente com os técnicos da regional que estão dando o suporte técnico necessário para a realização dessas Conferências e Plenárias”, declara Bruno Serra, referência do Núcleo de Gestão Regional.

Por Déborah Ramos Goecking