O reforço das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, bem como a decisão do Governo do Estado de Minas Gerais de nomear servidores públicos efetivos para ocupar cargos de direção na Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG), incluindo as superintendências regionais de saúde, foram alguns dos temas destacados nesta sexta-feira, 8, durante a primeira reunião de 2019 da Comissão Intergestores da Região Ampliada de Saúde do Norte de Minas – (CIRA). O evento foi realizado no auditório do Hospital Universitário Clemente de Faria, em Montes Claros.

foto 2

A reunião contou com a participação de gestores de saúde de vários municípios do Norte de Minas; de dirigentes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais – (COSEMS); do superintendente de saúde de Montes Claros, Denilson Paranhos Costa e dos gerentes regionais de saúde de Januária e Pirapora, Ioná de Carvalho Lisboa e Evandro Moreira Barbosa, respectivamente.

Durante a reunião, a referência técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, alertou os gestores para a necessidade do Norte de Minas intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti, tanto por meio da eliminação de focos do mosquito, bem como em relação à notificação dos casos suspeitos de dengue, Zika e febre Chikungunya.

De acordo com levantamentos realizados em janeiro, entre os 53 municípios que integram a área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros, 35 localidades apresentam alta ou média incidência de focos do Aedes aegypti. Por outro lado, outros 24 municípios ainda não notificaram nenhum caso de dengue, Chikungunya ou de Zika vírus, nas últimas quatro semanas epidemiológicas.

“A atualização das notificações no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – (Sinan) é de fundamental importância para que os governos Federal e Estadual tenham condições de acompanhar, em tempo real, a situação dos municípios. Caso necessário, é possível executar ações de intervenção que possibilitem conter o aumento das doenças transmitidas pelo Aedes”, salienta Agna Menezes.

Com base nos levantamentos referentes à incidência dos casos prováveis de dengue, neste ano a Regional de Saúde já realizou aplicações do Ultra Baixo Volume – (UBV) pesado, também conhecido como carro do fumacê, nos municípios de Mamonas, Gameleiras, Mato Verde, Juramento e Francisco Sá. Na próxima semana o município de Capitão Enéas também será contemplado pelo UBV, que só é utilizado para conter o ciclo de transmissão de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti quando todas as alternativas já executadas pelos municípios não obtiveram resultados positivos.

Seminário

Com o objetivo de reforçar as ações de combate ao Aedes aegypti e os trabalhos de atendimento de pacientes, a Regional de Saúde realizará dia 28 de fevereiro o Seminário Manejo Clínico das Arboviroses. O evento começará às 8h30m, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – (Amams), em Montes Claros. O público alvo será constituído por médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde que atuam nos serviços de atenção primária dos municípios.

Nomeações

Ainda durante a primeira reunião da CIRA de 2019 representantes do COSEMS e do Ministério Público destacaram o fato do Governador, Romeu Zema ter nomeado servidores públicos já efetivos do Estado para ocupar cargos de direção na SES-MG.

“A decisão do Governo dá um indicativo da necessidade de retomarmos o debate sobre a organização dos serviços de saúde levando em conta o planejamento e a definição de diretrizes junto com os municípios, visando garantir a prestação de melhores serviços à população”, ressaltou o promotor, Jorge Victor Cunha Barretto da Silva, da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde.

Na opinião do promotor, pelo fato do Governo não ter dado continuidade à prática de utilizar indicações políticas para nomear dirigentes da SES-MG, “o foco das ações devem ser pautadas pela transparência, honestidade e universalidade, além do compartilhamento dos projetos de saúde que já estejam alcançando resultados positivos nos municípios, a fim de que as iniciativas sejam replicadas em outras comunidades”.

O presidente do Cosems-MG, Eduardo Luiz da Silva reforçou que “a decisão do Governador de nomear técnicos para a direção da SES-MG abre novas perspectivas para que o Sistema Único de Saúde – (SUS) seja fortalecido, inclusive utilizando as experiências exitosas já existentes”.

Na mesma linha de raciocínio o presidente do COSEMS na microrregião de Montes Claros, Edivaldo Farias Filho lembrou que, “pelo fato dos novos dirigentes da Secretaria já serem técnicos efetivos do Governo, todos conhecem a realidade local e, por isso, junto com os municípios teremos condições de tomarmos decisões visando avançarmos na melhoria dos serviços prestados à população”.

O superintendente da Regional de Saúde de Montes Claros e os gerentes regionais de saúde de Januária e Pirapora afirmaram que o objetivo das regionais de saúde é serem aliadas dos gestores municipais na busca de soluções para os problemas existentes, além de identificar alternativas para o fortalecimento e avanço do SUS no Norte de Minas.

Por Pedro Ricardo