A Regional de Saúde de Pouso Alegre realizou, nesta quarta-feira (05/12), a segunda Reunião Macrorregional da Assistência Farmacêutica. O encontro promoveu o alinhamento e divulgação de novos fluxos e programas junto aos farmacêuticos dos municípios que são abrangidos pela Unidade Regional de Saúde de Pouso Alegre.

Ao longo da reunião, foram abordados temas como, por exemplo, as normas gerais para o fornecimento da Insulina Análoga Asparte, no âmbito do Programa Farmácia de Todos, as reavaliações de processos com diagnóstico de Anemia na Insuficiência Renal Crônica e o Fluxo de distribuição de medicamentos para tratamento da Toxoplasmose Gestacional e Congênita. Além disso, foi realizada uma qualificação para melhorias na entrega de medicamentos aos municípios.

Segundo Lucas Botazini, palestrante e Coordenador do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) da regional de Pouso Alegre, “de acordo com a ampliação do elenco de medicamentos disponibilizados pela SES-MG, o evento é indispensável para capacitação dos farmacêuticos municipais visando a correta dispensação para tratamento de Diabetes Melitus tipo I e Toxoplasmose Gestacional e Congênita aos usuários. Além disso, há a necessidade de qualificar a entrega dos medicamentos aos municípios a fim de evitar não conformidades”.

Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF)

O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica destina-se à aquisição de medicamentos e insumos da assistência farmacêutica no âmbito da atenção básica em saúde, seja baseado no elenco de referência nacional para o tratamento dos agravos que ocorrem mais comumente no Brasil ou no âmbito de agravos e programas de saúde específicos, devendo garantir dispensação de medicamentos de alto custo para o tratamento de doenças específicas.

”Como Núcleo de Assistência Farmacêutica, temos como papel qualificar e ajudar a organizar a assistência farmacêutica no âmbito municipal. Eventos como esse, além de permitir o alinhamento das ações desenvolvidas pelos farmacêuticos municipais, possibilita a troca de experiências entre todos os participantes”, pontuou Luciana Silveira Ferreira, Farmacêutica da regional de saúde Pouso Alegre e palestrante da reunião.

Por Adriano Barros