A Regional de Saúde de Teófilo Otoni, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Caraí, promoveu nesta quarta-feira (20/06), uma capacitação para integrar as equipes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde no desenvolverem as atividades do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), orientando-os a respeito das suas atribuições e ressaltando a importância desses profissionais no combate às arboviroses no município de Caraí.

A capacitação foi ministrada pela referência Técnica do Núcleo Regional em Mobilização Social da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Augusto Bernardo do Monte. Janaína Alves Dutra, Coordenadora de Atenção Primária do município de Caraí, acredita que após a capacitação será possível fortalecer a integração entre as Equipes de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate de Endemias (ACE). “Vai permitir que as equipes se alinhem nos propósitos e no alcance de metas. Vai ajudar os trabalhos daqui pra frente permitindo que sejam realizados em equipe, para que consigamos alcançar resultados mais satisfatórios em prol de toda população”, afirmou

“Os profissionais trouxeram sugestões valiosas para que possamos colocar em prática, dois pontos importantes foram colocados em pauta: a implantação do Núcleo de Mobilização Social e o fortalecimento do Comitê de Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Faremos o possível para executar os trabalhos com êxito”, finalizou a Coordenadora de Vigilância em Saúde de Caraí, Aline Soares de Sá.

Por Lineu Cardoso